Catalogação de arquivos permitirá acesso online à história de Jundiaí

6/7/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) aproveita o período de isolamento e de fechamento dos equipamentos culturais para trabalhar num sistema de catálogo online de acervo, que, futuramente, ficará disponível para consulta aberta e gratuita. Em fase de testes de inserção de material e de acesso, o catálogo está hospedado na plataforma SISMU, a mesma utilizada por diversos museus e fundações, como o Museu de Arte Brasileira.

A primeira etapa de inserções, já em andamento, e que ficará disponível primeiro contará com os acervos do Departamento de Museus, incluindo, de forma progressiva, os mais de três mil itens do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, e outros quase 700 itens da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes. Uma etapa futura deverá incluir ainda o acervo do Arquivo Histórico (antigo Centro de Memória de Jundiaí) e o acervo ferroviário sob a guarda da UGC.

No sistema, os interessados poderão consultar obras expostas no momento ou do acervo permanente, como quadros, esculturas, livros, ferramentas, mapas, móveis e documentos. Cada item será vinculado a uma etiqueta temática, que permitirá buscas online para consulta. Uma vez encontrado, cada item trará informações como descrições, dimensões, estado de conservação, materiais de que é feito, características, data do último manuseio, data de inserção no sistema, se já passou por restauração (e quem foi o responsável), e quem foi o integrante do corpo técnico responsável pela catalogação da peça.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica o trabalho realizado até o momento. “Esta etapa de inserção do acervo na plataforma, teste e lançamento de sistema sucede etapas trabalhosas, realizadas nos últimos anos, pela higienização, restauro, hierarquização e catalogação de todo o acervo. Jundiaí tem um triste histórico de catalogações de acervos que acabaram se perdendo. A ideia, com este trabalho, é que o processo não mais retroceda e seu acesso seja democrático.”

Para o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, a iniciativa vai na direção de retomada dos níveis de regulamentação e organização do acervo de forma permanente. “Este trabalho é fruto da criação de uma política pública, que obriga as futuras administrações a manter o princípio da catalogação e democratização deste acervo. Esta é uma grande contribuição da Cultura e da Prefeitura para a infraestrutura, organização e sistematização do acervo jundiaiense.”

 

Compartilhe no Whatsapp