Pacientes que vão receber alta serão transferidos para o Hospital de Campanha

1/7/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma nova etapa do Plano de Contingência de Saúde para o enfrentamento à Covid-19 será cumprida nesta terça-feira (30) com a transferência de cinco pacientes, que estão a poucos dias de receber alta médica, para os leitos de retaguarda do Hospital de Campanha montado no 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy. De acordo com o Hospital São Vicente de São Paulo (HSVP), a ala hospitalar montada no 12º GAC garante uma reserva técnica importante de vagas de leitos de enfermaria na sede do hospital.

“A margem de segurança que estipulamos para a transferência é de 90% da ocupação dos leitos públicos de enfermaria na sede. Na segunda-feira (29), o índice foi de 83%, abaixo do limite. No entanto, como ocorre todos os anos, os meses de junho e julho têm aumento das doenças respiratórias e, por conta do coronavírus, iremos evitar a situação de urgência”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Os leitos de retaguarda têm o mesmo padrão de atendimento do São Vicente, sendo uma extensão da unidade hospitalar e contando com equipes capacitadas. “Os profissionais foram devidamente capacitados pelo São Vicente para atuar nos protocolos de COVID e serão alocados nesta ala do 12º GAC quando a taxa de ocupação dos leitos da sede bate em 90%”, explica Matheus.

O HSV conta, atualmente, com 85 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 82 leitos em enfermaria exclusivos para o atendimento Covid. De forma antecipada aos efeitos severos da pandemia, a estrutura de saúde da cidade foi reorganizada para assegurar a assistência aos casos de coronavírus, sem desassistir às necessidades urgentes de outras doenças. “A decisão de transferir os pacientes próximos da alta para os leitos de retaguarda segue o protocolo definido no plano de contingência de saúde, ao mesmo tempo que assegura novos leitos na sede para outros pacientes. São ações preventivas recomendadas pelo corpo técnico da saúde, juntamente com os gestores do hospital, para evitar qualquer falta de estrutura para o atendimento à população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, coordenador geral do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município.

“Vivemos o pico da pandemia, assim como os demais municípios da Região de Saúde de Campinas. Por isso, todo o planejamento está sendo utilizado, com leitos de retaguarda, Unidades Sentinela, testagem para a identificação do vírus ativo e o telemonitoramento dos casos identificados nos grupos de maior risco, com base no plano de combate à doença”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Estrutura
Sob a gestão do Hospital São Vicente, o Hospital de Campanha de Jundiaí foi montado com capacidade de atendimento a 25 leitos (12 na ala feminina, 12 na masculina e um leito de estabilização), ao custo de R$ 60 mil, prezando pela qualidade na estrutura e na economicidade.  O valor do leito por dia de ocupação será em média de R$ 700, contando com profissionais capacitados, serviços de plantões, materiais, medicamentos, locações de equipamentos e insumos.

A estrutura contempla camas hospitalares, suporte para medicamentos intravenosos, cilindro individual de oxigênio e respectivos suportes, enxovais completos e demais itens que garantem a mesma qualidade assistencial recebida na estrutura própria do HSV.
Além das áreas dos leitos, o espaço oferece recepção, sala de expurgo, sala de materiais limpos, sala de estabilização, sala de paramentação, conforto, sanitários exclusivos para colaboradores e refeitório para os profissionais. O abastecimento será feito diariamente, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos e insumos. As refeições para os pacientes serão levadas do HSV, devidamente acondicionadas, para serem servidas aos pacientes e colaboradores.

Compartilhe no Whatsapp