da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Moradores de maior vulnerabilidade social das regiões atendidas pelas UBSs Nova Maringá e Vila Comercial começaram a receber, na manhã desta sexta (12), um total de 1.200 máscaras de pano das mãos de agentes comunitários de saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí. A prefeitura está distribuindo os itens, doados por empresas e organizações não-governamentais (ONGs), seguindo o critério de atender os munícipes mais vulneráveis e as regiões com maior número de casos do Novo Coronavírus.
A doação feita à Administração Municipal foi articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), que vem trabalhando por mais doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) com diferentes setores da sociedade.
Nesta quinta, feriado de Corpus Christi, a prefeitura, a CDL e o Sincomercio mobilizaram 15 pessoas na entrega de cinco mil máscaras a munícipes que passaram pela região central da cidade.
“Dar máscaras a quem mais precisa é uma boa ação da prefeitura. Aqui vivem pessoas que não têm dinheiro para comprá-las”, disse Iracema Cesário Elias, moradora da Vila Maringá. “É muito importante termos o acessório para evitar a contaminação com o Coronavírus”, emendou. Maria da Graça Alves de Oliveira também ganhou sua máscara. “Esta doação ajuda a deixar as pessoas mais conscientes de que devem usar a proteção. Temos que nos prevenir”, disse a moradora.
Jéssica Ferreira da Costa, enfermeira assistente da Estratégia de Saúde da Família da UGPS, revelou que as agentes comunitárias detectaram os usuários da Saúde mais vulneráveis da Vila Maringá e Vila Comercial. “Com isso, estes munícipes estarão mais protegidos e podem ainda evitar a contaminação de pessoas próximas a eles”, emendou Jéssica.
Vera Lúcia Paiva é agente comunitária de saúde da UGPS e lembrou que, nos bairros que serão contemplados nesta fase de doação de máscaras, há muitos idosos. “É fundamental trabalhar a prevenção com foco especial nos homens e mulheres com mais de 60 anos”, completou Vera.
Pessoas com vulnerabilidade social do Jardim Novo Horizonte, Santa Gertrudes e outros bairros receberão máscaras entregues pela prefeitura nos próximos dias.
Barreira física
As máscaras doadas nesta sexta-feira foram indicadas pelo Ministério da Saúde (MS) para uso como barreira física à disseminação de gotículas provenientes da respiração e da fala, que são canais de propagação da COVID-19.
Para o gestor da UGPS, Tiago Texera, o uso da máscara é essencial para ajudar a conter o avanço do vírus Sars-CoV-2. “O Centro de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, tem implementado ações para combater a pandemia e a distribuição destes acessórios faz parte das iniciativas, além da testagem e orientação quanto à higiene das mãos e ambientes”, explica.
Os interessados em colaborar devem entrar em contato pelo site da Prefeitura de Jundiaí, na página ‘Coronavírus‘, pelo e-mail redecooperacao@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4589-8602.