Assistência orienta sobre os procedimentos para o Auxílio Emergencial federal

16/4/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Devido à procura de munícipes que buscam informações acerca do Auxílio Emergencial de R$ 600 no Cadastro Único e nas seis unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) traz orientações para a população, já que esses equipamentos não fazem a operacionalização nem tem ligação direta com o pagamento desse benefício.

O Auxílio Emergencial é um benefício ligado ao Ministério da Cidadania, cujo pagamento é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e que toma como base de referência o dia 20 de março deste ano.. Têm direito a ele todas as pessoas que já possuem Cadastro Único ou que tenham rendas mensais per capita (por pessoa) de até R$ 522,50 ou familiar de até R$ 3135.

Para os casos de pessoas que possuem Cadastro Único e recebem Bolsa Família (BF), o Governo Federal irá depositar o Auxílio Emergencial diretamente na conta bancária indicada, na mesma data em que o BF já era depositado. O governo federal selecionará o auxílio mais vantajoso para a família.

Já para pessoas que possuem o Cadastro Único ativo, ainda que com pendência de atualizações, mas que não recebiam o BF e estão nos critérios do Auxílio Emergencial (por exemplo: corte de renda, não ter trabalho formal, não receber benefício do INSS, BPC/LOAS, entre outros) o Auxílio será depositado em conta Caixa ou Banco do Brasil identificadas pelo Caixa, ou será criada uma poupança digital pela Caixa, que irá definir também para os beneficiários o calendário de depósitos.

Já para os cidadãos que se enquadram nos critérios, mas não possuem Cadastro Único, a indicação é para que façam sua inscrição na plataforma do Auxílio no site da Caixa e aguardem as orientações do Ministério da Cidadania. O resultado da solicitação pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo/site Auxílio Emergencial.

O diretor de Vigilância Social da UGADS, Marcelo Canale, informa que muita gente após ter feito as solicitações do Auxílio tem ido até os CRAS e Cadastro Único para pedir informações. “No entanto, também para evitar a circulação das pessoas e aglomerações, orientamos que as pessoas aguardem para que dê o tempo de dias úteis necessários para que o Ministério da Cidadania possa processar os dados e os envie para a Caixa. Isso pode levar até dez dias corridos”.

Marcelo explica também que muitos munícipes não têm conseguido fazer a inscrição no site da Caixa, mas por problemas com o CPF. “Para os cidadãos que não estão quites com a Justiça Eleitoral, por não terem votado nas últimas eleições, a Receita tem regularizado automaticamente as pendências e sugerimos que tentem novamente. Já para os cidadãos que tenham problemas no registro, como erro nas grafias de nomes ou datas de nascimento, a Receita também disponibilizou a regularização cadastral online. Já também para os casos de munícipes que tenham filhos sem CPF, também está disponível sistema online para inscrição de 1ª via do documento”.

Cadastro Único
Devem procurar o serviço somente as pessoas que tiveram suspensão de seus benefícios anterior ao dia 20 de março. A partir desta data, pelo período de 120 dias o Ministério da Cidadania não irá suspender os pagamentos de benefícios para quem não estiver com o Cadastro atualizado, ficando, portanto, a critério do munícipe realiza-lo neste período ou não.

CRAS
Seguem com atendimento, como avaliação socioassistencial, encaminhamentos, auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade, além do agendamento para atendimento sobre Cadastro Único, podendo o munícipe privilegiar o contato por telefone antes de se deslocar ao equipamento de referência. Seguem os telefones:

Cras Central – telefone: 4522-1033/ celular: 94088-7365;
Cras Novo Horizonte – telefone: 4817-3998/ celular: 94088-7399;
Cras Santa Gertrudes – telefone: 4537-2981/ celular: 94087-4528;
Cras São Camilo – telefone: 4526-8609/ celular: 94087-4526;
Cras Tamoio – telefone: 4527-3900/ celular: 94088-7395;
Cras Vista Alegre – telefone: 4815-3662/ celular: 94087-4564.

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