Jundiaí realiza vacinação exclusiva para idosos em 10 espaços públicos

23/3/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

Com o objetivo de reduzir a aglomeração dos idosos e oferecer a dose da vacina contra a influenza em espaços amplos, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), organiza, para o dia 23 de março, próxima segunda-feira, a vacinação exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais em 10 espaços públicos. A determinação leva em consideração a necessidade de fácil acesso e o horário especial para atendimento do público-alvo.

De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a descentralização da vacinação dos idosos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família tem o objetivo de evitar a exposição do público mais vulnerável em ambiente onde possa haver pessoas sintomáticas em busca de atendimento.

“A preservação da saúde dos idosos é o mais importante. Por isso, fixamos, nesse primeiro momento, o horário de atendimento das 8h às 11h, em escolas do Município e do Estado, igrejas, além de Centros Esportivos. “Nesses ambientes será possível atender todas as medidas preventivas, como o distanciamento recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), a ampla ventilação e a rapidez no atendimento”, detalha.

Ao todo, a população idosa de Jundiaí, de acordo com dados projetados pelo serviço municipal, contabiliza mais de 50 mil pessoas, que poderá buscar pelo serviço a partir do dia 23, das 8h às 11h. Os profissionais de saúde que trabalham diretamente no atendimento à população das redes pública e privada serão priorizados nesses primeiros dias de imunização. Para esse público, a vacina será oferecida nos locais de trabalho.

Confira os locais de vacinação:

Próximos
A partir do dia 16 de abril, serão os professores e profissionais das forças de seguranças e salvamento. As crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, terão as vacinas liberadas a partir de 9 de maio.

O ‘Dia D’ da campanha será no sábado, 9 de maio. As vacinas estarão disponíveis em todas as 35 unidades básicas espalhadas na cidade, durante o horário de funcionamento de cada serviço, inclusive no terceiro turno, disponível nas UBSs Tamoio, Hortolândia, Agapeama e na Clínica da Família.

Compartilhe no Whatsapp