Vacinação para idosos e profissionais da saúde em espaços públicos começa nesta segunda

23/3/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

Para reduzir a aglomeração de idosos e oferecer a dose da vacina contra três tipos de gripe em espaços amplos, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), vai promover a partir desta segunda-feira (23) a vacinação exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais em 10 espaços públicos da cidade. A determinação leva em consideração a necessidade de fácil acesso e o horário especial para atendimento do público-alvo, que será das 8h às 11h.

A imunização dos idosos se estenderá por 14 dias e as vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde (que garante que todas as pessoas com mais de 60 anos no país serão vacinadas) aos governos estaduais. Estes, por sua vez, repassam as doses às prefeituras. A população idosa de Jundiaí, segundo dados projetados pelo serviço municipal, é superior a 60 mil pessoas.

De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a descentralização da vacinação dos idosos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família tem o objetivo de evitar a exposição do público mais vulnerável em ambiente onde possa haver pessoas sintomáticas em busca de atendimento. “A preservação da saúde dos idosos é o mais importante neste momento. Por isso, fixamos, num primeiro momento, o horário de atendimento das 8h às 11h, em oito escolas de Jundiaí, sendo cinco EMEBs e três estaduais, uma igreja e um centro esportivo”, destaca Maria do Carmo.

“Nestes ambientes será possível atender todas as medidas preventivas, como o distanciamento recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), a ampla ventilação e a rapidez no atendimento”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, responsável pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Os últimos detalhes da vacinação foram acertados na manhã deste sábado (21), em reunião do Comitê realizada na Sala de Situação do Paço Municipal. Estiveram presentes, além do prefeito Luiz Fernando e de Maria do Carmo Possidente, a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raíza, o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, e os gestores Tiago Texera (UGPS), Vasti Ferrari Marques, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), José Antonio Parimoschi, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), e Thiago Maia, da Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC).

Profissionais da saúde
Tiago Texera lembrou que, além dos idosos, nesta primeira etapa da vacinação contra a gripe, os cerca de sete mil profissionais da saúde do município também serão imunizados. “Eles estão na linha de frente do trabalho junto à comunidade e devem ser vacinados nesta fase. Lembrando que isso ocorrerá nas unidades de Saúde em que estes servidores atuam”, acrescentou Texera.

Próximas fases
A partir do dia 16 de abril, serão os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento que serão vacinados contra a gripe. As crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, terão as vacinas liberadas a partir de 9 de maio.

O “Dia D” da campanha será no dia 9 de maio. As vacinas estarão disponíveis em todas as 35 unidades básicas espalhadas na cidade durante o horário de funcionamento de cada serviço, inclusive no terceiro turno, disponível nas UBSs Tamoio, Hortolândia, Agapeama e na Clínica da Família.

Confira os 10 locais de vacinação para idosos:

E.E. Benedita Arruda – Rua Guaporé, 350 – Agapeama (entrada pela Rua Luiz Carpi)

EMEB Marcos Gasparian – Rua Anchieta, 141 – Centro

EMEB Profa. Clotilde Mazzali Bollini – Rua Rubens Pires, 55 – Jardim Pacaembu

E.E. Diógenes Duarte Paes – Rua Flávio Queirós Novaes, 280 – Retiro

EMEB Profª Haydee Dumagin Mojola – Rua Ramiro de Araújo Filho 299 – Vila Hortolândia

Paróquia Santo Antônio de Pádua – Av. José Mezzalira, 5.247 – Ivoturucaia

EMEB Armanda Santini Polenti – Av. Vitório Pavan, 360 – Parque São Luiz

E.E. Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato – Av. Presbítero Manoel Antonio Dias Filho, 1.524 – Residencial Jundiaí

CECE Francisco Dal Santo – Rua Cica, 1.345 – Vila Rami

EMEB Luiz Biela de Souza – Rua Alice Guimarães Pelegrini, 850 – Jardim Santa Gertrudes

Compartilhe no Whatsapp