Atendidas pela rede socioassistencial participam de programa de Moda e Economia Criativa

11/3/2020 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Três mulheres atendidas pela rede socioassistencial do Município participaram, ao longo desse sábado (07) e domingo (08), do programa de Imersão Criativa do projeto Musas, iniciativa de incentivo à Moda, Desenvolvimento Comunitário e Economia Circular Criativa. A participação de Priscila Fernandes, Nayara Nascimento e Damen Favier no curso intensivo, realizado em Araçoiaba da Serra, no interior do Estado, contou com parceria com a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), e realização do Instituto Empodera.

Ao longo do fim de semana, quando se comemorou o Dia Internacional da Mulher, as participantes acompanharam dinâmicas; workshops de crochê, tricô, costura overloque, bordado, peças e moldes; além de oficinas sobre bonecas abayomi, desenvolvimento de coleções, desfile de protótipos e criação de ficha técnica.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, explica que o objetivo da parceria é permitir a autonomia dos usuários do serviço. “As quatro indicadas para participar são mulheres com vivência de rua, que já acessaram o serviço socioassistencial por meio do abrigamento em uma das Organizações da Sociedade Civil, em vagas financiadas pela Prefeitura. Tomamos conhecimento do projeto, que vai ao encontro do nosso trabalho de busca pela autonomia financeira no processo de saída das ruas, e decidimos aderir à causa, que trabalha com metodologias atuais, como design social e tratamento comunitário”.

Ao longo da capacitação, os grupos de cada Município tiveram de se inspirar para fazer uma coleção, composta de um modelo de quimono, camiseta e bolsa. Os itens criados foram usados em desfile e terão suas fichas técnicas e modelos para protótipo montados pelos estilistas do projeto. A próxima etapa do projeto é, com a ficha e o protótipo prontos, os grupos terão direito de produzir as peças da coleção em parcerias a serem estabelecidas com empresas e ateliês de costura.

 

Compartilhe no Whatsapp