da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Motoristas e seus familiares participaram da cerimônia de encerramento do Programa Bom Motorista, realizada no auditório do Complexo Fepasa na manhã deste sábado (7), com a entrega da premiação aos motoristas que receberam os títulos de “Ouro”, “Prata” e “Bronze”. Realizado há três anos pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e as concessionárias Viação Leme, Viação Jundiaiense e Auto Ônibus Três Irmãos, o Bom Motorista contou com a participação de cerca de 1.600 colaboradores, que passaram por capacitações de atualização e qualificação que contribuem para o aprimoramento do profissional.
Para o gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro, o programa também é importante para aumentar a interação com os motoristas. “Estamos sempre ouvindo nossas equipes e trabalhando para melhorar o transporte coletivo para toda a cidade. Os motoristas são o primeiro contato que o usuário têm ao chegarem nos ônibus, daí a relevância do atendimento prestado por esta classe para que todo o resto funcione bem”, salientou.
O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a diminuição constante do número de reclamações relacionadas aos motoristas do transporte público da cidade. “Capacitações como esta promovem a construção de uma sociedade melhor, porque a cidade não é construída apenas pelos agentes públicos, mas por todos nós. Ficamos felizes ao constatar que, cada vez mais, identificamos a diminuição do volume de reclamações quanto ao atendimento prestado pelos motoristas, que muito mais do que passageiros, transportam vidas e são responsáveis por elas”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Os amigos Irineu Aparecido Teixeira e Cláudio de França, ambos da empresa Três Irmãos, levaram suas esposas para acompanhar a cerimônia. “Achei ótimo o treinamento, porque sempre temos coisas novas a aprender”, contou Irineu, que atua na linha escolar. Cláudio destacou alguns dos tópicos que mais lhe chamaram a atenção no programa. “O motorista precisa atender com cortesia, bom humor e ser calmo ao volante, tudo isso é muito importante”.
Funcionário da Viação Jundiaiense, o motorista Antonio Raimundo caprichou até no visual para o evento, adotando uma bela gravata ao tradicional uniforme amarelo. “Ser um bom motorista se enquadra no perfil da profissão, uma vez que trabalhamos para atender cada vez melhor nosso público”, complementou.
Melhoria profissional
Dentre as ações integrantes do programa são abordados temas como: perda de atenção e uso de mídias digitais no transporte, o respeito à faixa de pedestres, lei da parada fora do ponto, empatia no atendimento aos usuários e violência contra a mulher, entre outros. O objetivo é melhorar o atendimento ao usuário e dar suporte técnico ao profissional, que se especializa com orientação e acompanhamento da Prefeitura por meio da UGMT, das empresas concessionárias e de parceiros como: Guarda Municipal, Procon, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Vigilância Epidemiológica e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Todos os meses um tema é apresentado em um ônibus temático destinado ao treinamento, onde os motoristas assistem palestras entre uma viagem e outra. O ônibus percorre os sete terminais urbanos: Terminal Central, Vila Arens, Eloy Chaves, Colônia, CECAP, Hortolândia e Rami. As participações dos motoristas são voluntárias e são analisadas também as multas de trânsito, possíveis acidentes com vítimas e reclamações. Cada ação conta pontos, que ao final do período se transformam na premiação recebida na data de hoje.