Solar do Barão recebe novas instalações do programa

18/12/2019 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Placas interativas de identificação dos pássaros que frequentam os jardins e uma casa na árvore são as novas instalações do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, novidades que, segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, fazem parte do “Cidade das Crianças”. “Jundiaí é a primeira cidade do Estado de São Paulo a aderir à Rede Latino-americana – Cidade das Crianças. Estas novas instalações são mais iniciativas da Prefeitura em repensar o espaço urbano para que as crianças se apropriem dele e para que os adultos repensem a importância do brincar”, argumentou.

Já foram instaladas 23 das 40 placas com as identificações das espécies de aves que, ao longo do ano, frequentaram, fizeram ninho ou ainda aproveitaram os jardins para descansar durante seus voos. Cada placa possui a foto da espécie, o nome em Português e o nome científico em Latim, um breve texto explicativo e um QR Code. Com a leitura do código por tablets ou smartphones, o visitante é direcionado a uma página do site da Cultura com o player que reproduz o canto dos pássaros, como andorinhas, corruíras, garças e pardais.

Moradoras de Várzea Paulista, Vilma e Jéssica do Nascimento, mãe e filha, aproveitaram as compras em Jundiaí para visitar o jardim, onde descobriram as instalações sobre os pássaros. A jovem de 19 anos compartilha a experiência. “Sempre entrei nos jardins para tirar fotos e hoje tive esta surpresa com os pássaros. Cada vez menos dedicamos nosso olhar para a natureza e está é uma oportunidade para restabelecermos esta conexão”. A mãe complementa. “Em casa também tenho lírios da paz como estes, mas não assim tão lindos. Devem ser o espaço e o cuidado que recebem do pessoal do Museu”.

O diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, ressalta a importância do espaço. “Desde que reaberto à população em 2017, os jardins sempre foram pensados como partes pertencentes ao Museu, não um anexo. E na ocasião da reforma para abertura, o plano paisagístico foi pensado para atrair diversas espécies de pássaros e insetos, ao longo de todo o ano. Os primeiros já foram catalogados e agora daremos início ao trabalho com os insetos.”

Já a Casa na Árvore, a outra novidade pelo programa “Cidade das Crianças”, está montada sobre duas árvores de ipês roxos, e conta com parede de escalada, escada, cobertura parcial e ponte de ligação.

A repositora Samira Lorrayne, de 18 anos, aproveitou a ida ao Centro para passear com a irmã Agatha Fernandes, de quatro anos, com quem mora na vila Ana. “Entramos no jardim em busca de tranquilidade. A última vez em que estive aqui foi durante uma excursão da escola, há mais de uma década. Agora que descobrimos também a casa na árvore voltaremos mais vezes”.

Mais melhorias
Desde 2018, os jardins do Solar possuem também a rede de wi-fi gratuita Conect@do, desenvolvida pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e disponibilizada em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Também no ano passado, o Museu passou por reforma completa de sua fiação elétrica e do telhado.

Até o dia 06 de janeiro do ano que vem, segue também para visitação gratuita no Museu a tradicional exposição de presépios. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e funciona em horário estendido, durante a semana, das 10h às 21h – inclusive na segunda-feira (23), e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

 

Compartilhe no Whatsapp