da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Realizada nesta terça (10), a última reunião do ano do Conselho Municipal de Relações Internacionais (CMRI) discutiu metas para 2020 e fez um balanço positivo das atividades de 2019 – entre elas, a própria reativação do Conselho e eventos temáticos como o African Day e o debate sobre os dois anos do acordo comercial Mercosul e Egito.
Segundo o assessor de Cooperação Internacional (ACI), Carmelo Paoletti Neto, o CMRI, reativado no último dia 23 de outubro, contribuirá ainda mais para a efetividade das ações da área internacional da administração municipal. “A ACI, em 2019, trabalhou com afinco para avançar na direção da internacionalização da cidade, tendo sempre como foco a materialização de ações que contribuam efetivamente para a melhoria de vida do jundiaiense, seja através do aumento das exportações – que por consequência geram melhores empregos e aumento da renda – , ou atraindo investimentos de empresas internacionais que buscam desenvolver suas atividades no Brasil”, afirmou.
Segundo Carmelo, existem poucos municípios que possuem uma área internacional consolidada e atuante: atualmente, em todo o Estado de São Paulo, o Conselho Municipal de Relações Internacionais de Jundiaí é o segundo fórum consultivo existente, depois apenas da cidade de São Paulo.
“Muitas ações têm sido desenvolvidas com as mais diversas entidades diplomáticas e governamentais de outros países, como Botswana, Namíbia, Líbano, Espanha, Itália, Israel e China, no intuito de criar um vínculo com as empresas da região, fomentar negócios e atrair investimentos estrangeiros”, disse. “Por meio desse fórum consultivo, queremos dar mais visibilidade à cidade na área internacional, uma vez que esta gestão se encontra preocupada em difundir o município de Jundiaí como uma marca para o mundo”.