da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Durante a manhã deste domingo (6), no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) Prof. Dr. André Franco Montoro – Complexo Argos, foram realizadas as eleições para escolha dos representantes que comporão os três Conselhos Tutelares existentes no município e que atuarão nos próximos quatro anos, a partir de 2020. Acompanhando o processo, estiveram presentes: a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Alda Maria Carrara; a promotora de Justiça, dra. Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira; e a coordenadora eleitoral Aparecida Magali de Almeida Sousa.
Neste ano, 26 candidatos concorreram às 15 vagas, com 343 eleitores inscritos depositando seus respectivos votos em quatro urnas. Aberta ao público, a apuração teve início logo no início da tarde.
Foram eleitos:
– Thalita Rosado Ventorini – 87 votos
– Bruno Barbosa – 80
– Cláudia Tofoli Honório – 57
– Thiago Calheiro Costa – 55
– Mário Martini – 53
– Helena Silva Santos – 44
– Daniela Madalena dos Anjos Camargo – 44
*Desempate pelas respectivas notas alcançadas em prova
– Sebastião Nereu da Veiga – 39
– Gláucia do Amaral Brunelli – 37
– Jacqueline Beltrami da Costa – 34
– Adilson Santos Azevedo – 28
– Marcos Roberto Hernandes – 28
*Desempate pelas respectivas notas alcançadas em prova
– Cleunice Santos Guedes – 27
– Neli Dolores Miam – 24
– Juliana Bortolini Machado – 23
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. (art 131 – ECA). Conforme previsto no Estatuto, podem se candidatar aos Conselhos Tutelares pessoas residentes no município, que tenham 21 anos de idade ou mai, e que sejam de reconhecida idoneidade moral: o conselheiro tutelar tem como atribuição representar contra a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.