da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O evento de programação direcionado para a área de esporte, saúde e qualidade de vida, o ‘Hackweekend’, organizado pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), já conta com 50 inscritos participar da maratona entre os dias 27, 28 e 29 de setembro, no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca, o Bolão. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por endereço eletrônico até quinta-feira (26). Os trabalhos selecionados garantirão uma vaga na Incubadora Tecnológica de Jundiaí.
Lucas Silva, 24 anos, estudante da Unip do 2º ano do curso de Tecnólogo em Desenvolvimento e Análise de Sistemas, se inscreveu juntamente com o irmão e o primo. “Essa é uma oportunidade de colocar à prova o que aprendi na faculdade, além de trocar informações com pessoas que já estão no mercado. Ainda não definimos qual será o foco do nosso trabalho, mas a experiência já é um grande ganho. Sem contar que é uma ação de incentivo ao empreendedorismo”, comenta o estudante, que busca um espaço no mercado de trabalho.
Os interessados em participar do evento poderão desenvolver aplicações direcionadas à ampliação do acesso às práticas de atividade física, georreferenciamento, monitoramento entre outros assuntos. Podem se inscrever jovens até 29 anos, formados ou não tecnologia e ciências do esporte. Segundo o assessor especial da UGEL, Felipe Cunha, o evento está atrelado à importância da inovação, em todos os segmentos. “A administração municipal tem investido, desde os primeiros meses de gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, em tecnologia para a melhoria de oferta de serviços para a população. Estão sendo implantados mais de 300 km de fibra óptica para interligar todos os equipamentos públicos além de ampliação de acesso wifi gratuito para a população. Esta Olimpíada de programação tem por objetivo propor as atividades físicas e esportivas como promotores de um estilo de vida ativo e saudável e também no uso da tecnologia para facilitar a vida da população e solucionar demandas públicas”, argumenta.
Os três grupos primeiros colocados terão direito a prêmios wearables (relógios, acelerômetros e monitores cardíacos), livros de empreendedorismo e inovação, além de medalhas e a incubação na Incubadora Tecnológica de Jundiaí. “Os APPs devem ser apresentados para uma banca de análise. Os melhores classificados terão a oportunidade de ‘incubar’ o trabalho e desenvolver outras ferramentas com o apoio da estrutura de co-working da Incubadora do município”, explica.
A olimpíada conta com apoio da Cijun, da Fatec Jundiaí, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Esef, da Sumer e da Decathlon.