da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Clínica da Família instalada no Jardim Novo Horizonte ganhou repercussão nacional após a apresentação do projeto em reunião temática do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) sobre Cidades Inteligentes da Câmara Federal, em Brasília. O modelo de atendimento baseado em Estratégia de Saúde da Família (ESF) e resolutivo foi abordado como sendo uma opção de uso para os 120 espaços que seriam destinados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que estão com as obras paralisadas pelo País.
“A Saúde é prioridade para a atual gestão, com ações focadas na humanização e resolutividade nos atendimentos à população. A Clínica da Família contempla todos os quesitos. A eficiência do serviço, que completa um ano em dezembro, já se destaca nacionalmente, com o Prêmio Inovacidade, do Smart City Business Congress, em São Paulo, e agora, com a apresentação em Brasília, em grupo específico sobre o debate de Cidades Inteligentes. Em Jundiaí, o modelo será ampliado para mais bairros, como Vila Hortolândia”, detalhou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Com a apresentação feita ao CEDES, o modelo jundiaiense será apresentado para mais cidades brasileiras para que seja multiplicado. O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, foi o responsável pela apresentação do trabalho e respondeu questionamentos sobre como foi feita a implantação, o uso e as necessidades específicas da cidade. “A Clínica da Família foi o único projeto em saúde apresentado durante o encontro, que ocorreu na terça-feira (10). Os deputados ficaram interessados já que o Brasil conta com 120 prédios inacabados ou terminados e ainda sem uso que eram destinados para UPAs e estão sem uso. Os questionamentos foram sobre as adequações e se há necessidade de haver equipamento de urgência e emergência funcionando em parceria”, explicou o gestor, que foi convidado para participar de outras apresentações específicas para a Atenção Básica do Sistema Único de Saúde.
A Clínica da Família representa avanços no atendimento em saúde, pois reduz as perdas de consultas com o atendimento feito em acesso avançado – quando a pessoa busca pelo serviço e é atendida imediatamente ou agendada para os próximos dias – e, com a oferta de exames no mesmo complexo a resolutividade é de 80%. Os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ são diferenciais de excelência que serão replicados, juntamente com o modelo de atendimento.