da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Durante toda a tarde desta terça-feira (04), um grupo de pesquisadores apresentou, no auditório do Paço Municipal, os trabalhos científicos que realizam na Serra do Japi. O seminário “Conhecer, Entender, Defender e Preservar”, promovido pela Fundação Serra do Japi (FSJ), integra as atividades da Semana do Meio Ambiente.
Na primeira palestra, o doutorando em Biologia pela Unicamp, Luiz Henrique Rezende, apresentou a sua pesquisa “O olhar integrativo sobre as interações ecológicas entre insetos e plantas”. O especialista falou sobre uma espécie específica de planta encontrada na Serra e a sua dependência da interação com insetos para reproduzir.
Em seguida, foi a vez do mestrando em Ecologia também pela Unicamp, Diego Moura Campos, falar sobre uma pesquisa relacionada ao surgimento de um fungo que atinge anfíbios e sapos. “Há uma grande diversidade de anfíbios na Serra e, por meio da pesquisa, descobrimos que aqueles que tem interação com a água são mais resistentes a fungo do que os que vivem na terra”, explicou.
Outras quatro palestras sobre pesquisas desenvolvidas na Serra do Japi foram apresentadas durante a tarde. No final, os pesquisadores e o público participante conversaram sobre a importância da área de proteção ambiental situada em Jundiaí para as pesquisas científicas. Amanhã (05), às 15h30, será realizada a entrega dos certificados de participação no concurso fotográfico “O Meio Somos Nós”, realizado pela FSJ em parceria com a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).