da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí, instalado na cidade há 13 anos e oito meses, recebe, por dia, cerca de 130 ligações pelo canal 192. O volume de atendimentos realizado pelas quatro viaturas de atendimento básico e uma viatura de suporte avançado supera a casa de 1,5 mil por mês. Para garantir a melhor oferta do serviço, é importante que a população identifique quais as ocorrências que fazem parte do atendimento do SAMU.
De acordo com o coordenador médico do SAMU Jundiaí, Mário Jorge Kodama, o serviço é direcionado para ocorrências de urgência e emergência. “Os protocolos de atendimento do SAMU são nacionais e o deslocamento das equipes acontece mediante a identificação pelo médico regulador. É a partir da ligação do solicitante, que deve passar todas as informações sobre a ocorrência, que é feita a análise da situação. A qualidade da informação é fundamental para que o médico regulador tenha subsídios para a avaliação e destinação do recurso adequado”, explica.
Segundo o coordenador médico, parcela das ligações são solucionadas a partir das orientações do médico regulador. Outro percentual, no entanto, se refere a trotes, que ainda persistem em ser realizados. “Das 130 ligações, 30 são de trotes ao serviço. E das demais, 50 se transformam em envio de equipamento e equipe, efetivamente”, argumenta.
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