da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) realizou, na tarde de terça-feira (4), no auditório do Paço Municipal, reunião com moradores do Jardim Brasil para apresentar apresentar propostas para o bairro, no contexto da Revisão do Plano Diretor (Lei 8.683/2016) e discutir propostas para solução de problemas vividos pelos proprietários. A partir do encontro, foi definida a aplicação de questionário para os moradores do bairro, para identificar as necessidades de uso de solo e classificação viária.
De acordo com o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, encontrar um consenso para o espaço é a meta do corpo técnico. “Dentro do próprio bairro existem divergências. A partir de um questionário será possível identificar de forma detalhada quais as principais demandas e como ser atendidas”, argumenta. O formulário será redigido pela administração e encaminhado de forma identificada para cada lote. A partir da entrega, os moradores terão o prazo de 15 dias para a entrega das respostas no 5º andar do Paço Municipal, na recepção da UGPUMA.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Brasil, Ricardo Gáspari, que defende a determinação para uso residencial na totalidade do espaço, é preciso encontrar um caminho consensual. “O loteamento é bastante antigo e havia apenas uma rua comercial. Agora estamos sofrendo com a invasão dos veículos do entorno”, argumenta.
Já o advogado Leonardo Theon de Moraes, morador, defende modificações na legislação. “O histórico de aquisição precisa ser reconhecido. Há pessoas que adquiriram e tiveram prejuízo por conta do Plano Diretor em vigor desde 2016”, aponta.