da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Os 28 alunos do 5º ano C da escola municipal Professor Joaquim Candelário de Freitas, premiados com a medalha de ouro na edição nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, a professora da sala Lucila Miquelin e a equipe gestora da escola foram homenageados, nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal. No início do mês, três estudantes irão integrar a delegação do Brasil que vai para Bancoc, na Tailândia, para participar da Asia Internacional Mathematical Olympiad – AIMO 2018.
A cerimônia, marcada por alegria e emoção, contou com a presença de familiares, de representantes da Unidade de Gestão de Educação (UGE), além do presidente do Legislativo, vereador Gustavo Martinelli, e do vereador Faouaz Taha, presidente da Comissão de Educação da Câmara. A cada aluno foi concedido um diploma.
“Estou nervoso. Eu não esperava ganhar a olimpíada e nem tudo isso. Gostei muito desta homenagem. Estou muito feliz mesmo. Entendo mais o porquê é importante estudar”, comentou radiante Cauê André Silva, de 10 anos.
De acordo com o presidente da Câmara, a homenagem foi uma forma da Casa de Leis reconhecer o feito da turma e da Emeb. “É uma singela homenagem e também o nosso reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos e pela rede municipal de ensino. A cidade está orgulhosa”, comentou Martinelli.
Representando a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, a diretora de Ensino Fundamental, Ana Paula Freguglia, também falou sobre a importância do evento. “Esse reconhecimento valoriza o trabalho de todos nós e mostra que a Educação está colhendo bons frutos. O programa Escola Inovadora tem como proposta a melhoria da qualidade da educação oferecida, além da preocupação em preparar as crianças para os desafios da modernidade. Participar dessa olimpíada permitiu o contato das crianças de Jundiaí com as do mundo.”
Competição
Criada em 1989, na França, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras é uma competição voltada aos últimos anos do Ensino Fundamental 1 e Fundamental 2, além do Ensino Médio. Tanto escolas privadas como públicas podem se inscrever. O diferencial da competição de matemática é que é apresentado um desafio para a classe. Não é direcionada apenas para os alunos que possuem altas habilidades na disciplina.
A edição 2018 registrou a participação de 244 mil alunos de 9.500 classes de países como Áustria, Bélgica, Canadá, Suíça, Espanha, Rússia, Itália, Alemanha, Estados Unidos e China. Do Brasil, participaram mais de 85 mil alunos, de quase duas mil escolas públicas e privadas, organizados em mais de cinco mil classes ou grupos. Ao todo, foram distribuídas 200 medalhas de ouro, 400 medalhas de prata e 600 medalhas de bronze. No Estado de São Paulo, 57 classes foram premiadas. Dessas, cinco são de Jundiaí. As outras quatro escolas são da rede privada.