da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Para a formação completa dos 24 novos agentes de segurança pública, que estarão nas ruas a partir do dia 01 de julho, o Curso de Formação de Guardas Municipais (CFGM) de Jundiaí 2018 também desenvolve aulas práticas no estande de Tiro do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) – Grupo Barão de Jundiahy. A atividade foi acompanhada pelo prefeito Luiz Fernando Machado, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); e o comandante em exercício, subinspetor Sandro Vilas Boas.
“É grande a expectativa com relação à série de treinamentos que estão sendo realizados com os futuros guardas municipais e, principalmente, o início dos trabalhos no mês de julho, quando todos estarão aptos para atuar no patrulhamento comunitário da cidade. A contribuição de cada agente de segurança na prestação de serviços vai ser providencial para que alcancemos melhores índices de segurança e a redução significativa nos índices de criminalidade”, declarou o prefeito Luiz Fernando.
Os futuros guardas municipais tiveram cinco meses de preparação, entre aulas práticas e teóricas, no Curso de Formação de Guardas Municipais, coordenado pelo Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp) – a divisão de Ensino da GMJ que conta com um corpo docente formado por profissionais especializados da instituição.
Por ser considerada referência na região, neste ano, a Guarda Municipal de Jundiaí capacitou inclusive futuros agentes de segurança que irão atuar em outros municípios, como resultado da cooperação técnica estabelecida entre as instituições.
Formação completa
Para elaboração e aplicação das aulas, o curso segue os conteúdos e a metodologia conforme as determinações da Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp/Ministério da Justiça. “É fundamental projetar a Guarda Municipal de Jundiaí perante as demais instituições de segurança e os municípios; o seu potencial como referência em formação regional de agentes de segurança pública, buscando uma padronização de procedimentos e atendimentos em consonância com o Estatuto Geral das Guardas Municipais”, destacou o coordenador do Cifatp e do Curso de Formação, subinspetor Erich Streng Godoi.
Especificamente a capacitação em Armamento e Tiro foi ministrada pelo GM Jaci José Cardoso Alves, credenciado pela Polícia Federal; responsável pela Seção de Informação de Armamento e Porte (SIAP) da GMJ. A carga horária das aulas foi de 100 horas/aula para armas com funcionamento semi-automático; e 60 horas/aula para armas de repetição.
Ao final da Instrução os alunos passam por avaliação de tiro teórico e prático, nos moldes exigidos pela Polícia Federal, em cumprimento ao termo de convênio entre a Guarda Municipal de Jundiaí e a Polícia Federal.