Ação conjunta de educação ambiental orienta visitantes da Serra do Japi

22/11/2017 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma ação integrada entre as Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Mobilidade e Transporte (UGMT), Fundação Serra do Japi e Guarda Municipal, com apoio do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior, foi realizada neste fim de semana (sábado e domingo) na avenida Luiz Gobo, bairro Santa Clara, a fim de orientar quem trafegava pelo local sobre a importância da preservação da Serra do Japi. De acordo com uma estimativa da UGPUMA, cerca de 300 pessoas passam pela região da serra todo fim de semana.

A diretora de Meio Ambiente, Renata Freire, explica que a iniciativa, intitulada “De Olho na Serra”, teve como objetivo inibir o uso inadequado do território, sem, no entanto, impedir o tráfego das pessoas e automóveis pelo local. “Os agentes participantes explicaram aos abordados sobre a existência da Lei Complementar 417, de 2004, que regulamenta o uso e ocupação da área, que é uma APA (Área de Proteção Ambiental)”, pontua.

Ainda de acordo com a diretora, as irregularidades mais comuns cometidas são invasão de propriedades particulares sem anuência do proprietário, tráfego por áreas muito úmidas provocando erosões de solo e descarte de resíduos nocivos à fauna silvestre da região, entre outras. “Tem também a questão da velocidade dos veículos que trafegam pelo local. Já tivemos registros de acidentes graves envolvendo ciclistas”, acrescenta Renata.

Segundo o inspetor Soares, da GM, outro problema grave que tem ocorrido com frequência na Serra é a realização de churrascos, o que é proibido por um decreto municipal que regulamenta o uso da água e da mata. “Além do perigo de um incêndio de grandes proporções, existe também a questão do uso de bebidas alcoólicas e de drogas por alguns visitantes”, comenta. “Essa intensificação da fiscalização que estamos fazendo é, inclusive, um pedido dos moradores”, completa.

De acordo com a GM, nos dois dias da ação foram abordados: 263 automóveis, 15 motos, 44 ciclistas e cerca de 500 pessoas. Integrantes de seis jeeps também receberam orientações e um homem foi conduzido ao Plantão Policial por ter cometido crime ambiental. Além da ação em Jundiaí, a Guarda Municipal de Cajamar também realizou uma operação semelhante na área da Serra que fica no município.

Compartilhe no Whatsapp