da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O posto avançado para vacinação contra a febre amarela, organizado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, encerrará o atendimento na quarta-feira (25), às 20h. O local, de fácil acesso à população, alavancou a imunização na cidade, acelerando o alcance de mais de 70% dos jundiaienses. Para manter a qualidade do atendimento, uma força-tarefa – entre servidores e funcionários das Unidades de Gestão, fundações e autarquias da administração -, foi formada para acolher e triar a população interessada na imunização.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a localização do parque favoreceu os resultados. “Apesar de a imunização estar sendo ofertada desde abril, somente após a morte de uma pessoa em Itatiba houve a intensificação da procura pela dose. O posto avançado foi fundamental para Jundiaí atingir bons resultados. Ultrapassamos a marca de 70% da população (de mais de 409 mil habitantes) imunizada. Agora, o atendimento será feito somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que manterão horários e escalas diferenciados nessa semana”, detalha.
O Parque da Uva funciona na quarta-feira (25), das 9h às 15h e das 17h às 20h. A partir de quinta-feira (26) o atendimento em horário ampliado exclusivo para a imunização (das 17h às 20h) contra febre amarela será mantido nas UBSs Vila Rami, Caxambu, Hortolândia, Tamoio, Eloy Chaves, Vila Maringá, Jundiaí Mirim e Agapeama. Já a UBS Novo Horizonte atende até 19h30, também até sexta-feira (27). O esquema com distribuição de senhas durante o período da manhã e tarde em todas as UBSs também está mantido.
Ainda há a oferta de doses com atendimento ampliado e exclusivo para febre amarela, das 17h às 20h, na UBS Corrupira na quarta (25) e Santa Gertrudes na quarta (25) e quinta (26).
O trabalho do posto foi acompanhado de perto pelo Chefe do Executivo, Luiz Fernando Machado. “A dedicação
à cidade é qualidade que merece destaque entre os servidores, DACs e o apoio das instituições de educação parceiras. Somente com o comprometimento e dedicação de todos os envolvidos Jundiaí conseguiu atingir a marca de mais de 212 mil pessoas imunizadas”, explica. A primeira-dama, Vanessa Machado, também participou da força-tarefa. “É um momento de união de esforços para oferecer o melhor atendimento à população”, ressalta.
Confirmações
A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí confirmou a morte por febre amarela de 48 macacos na cidade, sendo 27 no Corrupira, 10 no Rio Acima, 4 no Pinheirinho, 3 no Champirra. Nos bairros Fernandes, Jundiaí Mirim, Caxambu e Santa Clara foram registrados um macaco em cada localidade. Ainda restam 43 resultados em análise do Instituto Adolfo Lutz. Jundiaí não registra casos suspeitos ou confirmados da doença em humanos.