da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
O estádio Doutor Jayme Cintra, que já foi palco de vitórias históricas do Paulista de Jundiaí, recebeu, neste sábado (1), mais de 600 garotos que frequentam as escolinhas de futebol e futsal oferecidas nos Complexos Esportivos de Jundiaí.
A iniciativa faz parte do novo modelo criado pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) para os Festivais de Esporte. “No caso da modalidade esportiva mais popular do país, a proposta era permitir que estas crianças pisassem no gramado desta que é a maior marca do futebol na nossa cidade”, justifica o gestor de Esporte, Luis Trientini.
Experiência vivida pela primeira vez pelo pequeno Pedro Luca Teixeira de Medeiros, 6 anos. Com o olhar de quem parecia não acreditar no que estava vendo, o atacante tenta explicar o que está sentindo. “Eu não imaginava que fosse tão grande. Nunca tinha entrado em um estádio, nem pisado em um gramado. Estou nervoso”, admite o aluno de futsal do Bolão, enquanto acompanha as orientações de aquecimento do professor.
Além da experiência com bola, a programação do festival de Futebol incluiu um tour pelas dependências do Jayme Cintra. “Acreditamos que desta forma traríamos o Paulista, que foi e sempre será motivo tanto orgulho para nossa cidade, mais próximo da comunidade. Após esta vivência, estas crianças vão sair daqui diferentes de como entraram”, acredita a diretora do Departamento de Esporte Educacional e Participação, Márcia Pavan Guilherme.
Para o meio-campista Guilherme Henrique da Silva, 7 anos, jogar futebol nunca mais será a mesma coisa. Também aluno de futsal da escolinha no Bolão, o garoto era um dos mais empolgados da sua turma. “Quero entrar logo para jogar, a trave é enorme. Fico imaginando como vai ser marcar gol aqui”, declara. Ao ser questionado sobre qual é o seu ídolo no futebol, Guilherme, nem pensa. “O meu jogador preferido, o meu ídolo é o meu professor”.
Para a realização do Festival de Futebol, a UGEL contou com o apoio de 25 pessoas, entre educadores esportivos, estagiários e voluntários. Todos os alunos inscritos receberam um certificado de participação.
A programação dos festivais prossegue nesta segunda-feira (3). Desta vez, serão os adultos a fazerem parte da programação com o Festival de Esporte da Participação, no Bolão, a partir das 7h30.
Encerrando a programação, no dia 4, crianças de 6 a 9 anos vão participar do Festival de modalidades envolvendo bola. No mesmo dia, nos dois períodos, no Complexo Esportivo Aramis Polli, acontece o Festival de Badminton, com atividades extras de jogos recreativos.