Jundiaí vai sediar Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais

19/6/2017 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em novembro, Jundiaí vai se transformar na cidade das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), já que o município foi escolhido para sediar os Jogos Estaduais São Paulo, competição que servirá como seletiva para a etapa Nacional que acontece em 2018, no Rio de Janeiro.

A notícia foi dada pessoalmente pela diretora Nacional e coordenadora Global das Olimpíadas Especiais, Maria Teresa Leitão, ao gestor de Esporte e Lazer, Luiz Trientini. “Em 1998, quando Jundiaí sediou o 1º Torneio Panamericano de Tênis, já sinalizávamos para trazer eventos de maior envergadura. Tenho certeza ser este o momento perfeito para os Jogos Estaduais acontecerem na cidade, que já possui uma tradição em atividades esportivas praticadas por pessoas com deficiências”, justifica.

Para Trientini, a oportunidade de receber a maior etapa estadual de uma competição como as Olimpíadas Especiais Brasil é o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo realizado. “O que está oficializado aqui representa muito para o esporte e todos que se envolveram com esta causa. O evento vai movimentar a cidade e a população poderá acompanhar gratuitamente todas as competições”, destacou.

Durante a competição, a cidade deve receber cerca de 400 pessoas (entre atletas, comissão técnica, árbitros e organizadores). Somente de esportistas serão mais de 200 participantes disputando oito modalidades. “Jundiaí tem uma vantagem de ser representada por atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama). “Para estes guerreiros que passam a semana inteira treinando, a participação na competição justifica todo o trabalho”, ressalta o diretor de eventos e competições da OEB, Carlos Magno Pezzatto.

À Prefeitura de Jundiaí caberá ceder apenas a estrutura que, por conta do trabalho desenvolvido no Peama, já possui adaptações adequadas. “As Olimpíadas serão patrocinadas pela ESPM e pelo Lions. Para a mão de obra vamos contar com o trabalho voluntário da Escola Superior de Educação Física (Esef), agora dirigida pelo professor Davi Poit, que já declarou total apoio ao evento”, aponta Teresa.

Os Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais significam outra importante conquista para o esporte de Jundiaí: ainda piloto, a competição servirá para que técnicos avaliem a aptidão do município para sediar os Jogos Mundiais de Tênis.

Compartilhe no Whatsapp