da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Vila Alvorada foi escolhida como primeiro bairro de Jundiaí a ser contemplado pelo mutirão de castração de cães e gatos deste ano realizado pelo Departamento do Bem-Estar Animal (Debea). Os procedimentos serão feitos entre 8h e 16h, na Emeb Anna Rita Alves Ludke. A meta é castrar 200 animais.
Segundo a coordenadora do Departamento, Alessandra Benedetti, o mutirão vai atender somente às solicitações de castração do animal cadastrados meio do 156 da Prefeitura de Jundiaí. “Os donos dos animais que fizeram o pedido já foram avisados e orientados sobre os cuidados pré-operatórios”, explica.
Outros três mutirões já estão confirmados para o mês de junho, nos bairros Jardim do Lago, Eloy Chaves e Cidade Nova, em datas ainda a serem definidas. “São regiões com alta demanda e por isso foram priorizadas neste primeiro momento”, comenta Alessandra. No mutirão deste sábado, cerca de 20 profissionais vão trabalhar durante todo o dia. Ainda, segundo a coordenadora, a cirurgia de castração é rápida e os cuidados pós-operatórios são simples. “Toda a orientação é dada para o dono do animal após a conclusão do procedimento”, afirma.
Além dos mutirões, que são programados para reduzir a fila de espera pela castração, o Debea realiza, semanalmente, cerca de 30 castrações, seguindo uma ordem de solicitações feitas pelo 156.