da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
O Banco de Leite Humano de Jundiaí, por meio do trabalho realizado no Hospital Universitário (HU), recebeu nesta sexta-feira (31) o Certificado Excelência em Bancos de Leite Humano. A instituição foi contemplada pelo terceiro ano consecutivo na categoria ouro, por atender a todos os quesitos estabelecidos no Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano durante o ano de 2016. A solenidade de entrega do certificado ocorreu na Secretaria Estadual de Saúde.
A certificação é anual e feita pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, com patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), e coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A avaliação é criteriosa com análise de desempenho de itens como qualificação da equipe profissional, estrutura física, equipamentos, produção, controle de qualidade, distribuição, entre outros. Os serviços são avaliados nas categorias ouro, prata e bronze.
Para Maristela De Marchi Benassi, enfermeira responsável pelo Banco de Leite, a conquista da certificação é a soma de esforço conjunto. “É o resultado do brilhante trabalho da equipe, que é altamente comprometida, capacitada e humana, capaz de superar dificuldades e manter o título pelo terceiro ano seguido”, diz ela, que foi pessoalmente a São Paulo receber o Certificado.
O Programa Iberoamericano de Bancos de Leite é uma rede de cooperação que reúne 23 países da região iberoamericana, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologias em aleitamento materno e banco de leite humano. O programa surgiu a partir da experiência com os BLHs por meio da Rede Brasileira.
Banco de Leite Humano do HU
O Banco de Leite Humano oferece suporte para gestantes e puérperas do HU. O trabalho visa incentivar a amamentação, ensinar a amamentação correta, esclarecer dúvidas, ressaltar os benefícios, promover encontros e, consequentemente, contribuir para a redução da mortalidade infantil.
O trabalho também inclui a captação de doadoras de leite materno, ou seja, mães que produzem leite acima do consumo de seu bebê. Este leite é retirado na casa da doadora e utilizado para alimentar bebês prematuros internados na UTI Neonatal do HU e de outras unidades hospitalares do município de Jundiaí.