da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A primeira aula do doutorado acadêmico da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) ocorreu nessa terça-feira (14), com a participação de 12 alunos regulares e 6 alunos no estágio probatório. O coordenador de pós-graduação da FMJ, Evaldo Marchi, explicou o curso e comentou sobre a qualidade do ensino e do programa. O Programa de Doutorado da FMJ foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) do Ministério de Educação e Cultura, em julho de 2016.
O doutorado tem duração de quatro anos e as linhas de pesquisa do Programa de pós-graduação da FMJ são distribuídas em Saúde da Mulher e Reprodutiva, Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso. Após a conclusão do programa, os profissionais receberão o certificado de qualificação para o exercício de atividades acadêmicas de ensino e pesquisa.
Já o programa de mestrado tem duração de 24 meses, desde a sua implantação, em 2011, já promoveu a defesa de 68 dissertações e 250 publicações científicas, sendo 100 delas em revistas internacionais.
Os programas de mestrado e doutorado são conquistas da FMJ, uma instituição de ensino, assistência e pesquisa que se encontra fortemente inserida na saúde pública de Jundiaí e região, contribuindo com a organização e desenvolvimento social, econômico, político e sanitário. Neste sentido, os programas de pós-graduação visam favorecer a expansão da base científica nas questões ligadas à saúde, estreitando os laços entre a graduação e a pós-graduação e integrando a sociedade com a pesquisa e a academia.