da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Ex-ferroviários que trabalharam na Ferrovia São Paulo Railway (SPR), que completou 150 anos de fundação no meio da semana, foram homenageados em um evento realizado na noite dessa sexta-feira (17), no Complexo Fepasa. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Pacheco, do secretário estadual de Educação e um dos homenageados, José Renato Nalini, da gestora de Cultura, Vasti Ferrari, além de pesquisadores e outras autoridades.
Durante sua fala, o vice-prefeito destacou a importância das ferrovias no desenvolvimento de Jundiaí e lembrou que praticamente todos os moradores da cidade têm boas recordações sobre o tema. “Há algumas décadas, trabalhar na Companhia Paulista, que substituiu a SPR, era um dos principais desejos dos jundiaienses. Era um sinal de sucesso e uma forma de se integrar à comunidade naquela época”, comentou.
O secretário estadual José Renato Nalini ressaltou a importância de homenagens como a promovida pela Unidade de Cultura na recuperação dos valores, “que são fundamentais para o desenvolvimento do país como um todo”. “Lembro de ouvir muitas histórias do meu pai sobre o meu avó, que foi um ferroviário”, afirmou ele.
A gestora de Cultura, Vasti Ferrari, agradeceu o empenho de toda a equipe que trabalhou na preparação da homenagem. “Agradeço a todos que acreditam na cultura como instrumento de transformação humana. É isso que queremos fazer em nossa gestão”, disse.
Também foram homenageados os ex-ferroviários Égas Vieira Cecato, Arderico Fossen (in memorian), Reynaldo Montalvão Basile (in memorian) e Abílio Del Porto (in memorian). Antes da homenagem, os participantes assistiram a uma apresentação do Coral da Astra, regido por Vasti Atique. O vereador Faouaz Taha participou da homenagem representando a Câmara Municipal.
A ferrovia, que ligava Jundiaí a Santos, tinha como objetivo conectar o Interior ao Litoral para exportação de café.