Cursos são oportunidades para transformar vidas

25/1/2017 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Desempregada há nove meses, Patrícia Rodrigues viu no curso de Panificação Artesanal a possibilidade de melhorar a renda da família. “Depois que perdi o emprego, descobri que estava grávida, o que dificulta ainda mais o processo de aprovação nas empresas. Tenho certeza de que estas aulas vão me ajudar muito porque posso trabalhar em casa, vender meus produtos e ainda cuidar do meu bebê”, disse ela, que está no quinto mês de gestação.

A jovem, de 25 anos, não é a única a pensar em novas possibilidades a partir da qualificação oferecida de graça pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Centro Paula Souza e coordenado pela Escola Técnica Benedito Storani. Marcos Moretti perdeu o emprego na área de informática há três meses. Se para muitos a demissão é motivo de desespero, para o rapaz foi um incentivo a mudar de segmento e fazer do hobby uma profissão. Apaixonado por culinária, Marcos já pensa em começar uma pequena produção de pães em casa para aprimorar a técnica. “Estou gostando tanto que quero investir mais, fazer uma faculdade de gastronomia e me especializar em comida italiana”, afirmou.

De acordo com o professor da ETEC, Gerson Camargo, o curso de Panificação Artesanal abre portas para diversas oportunidades, uma vez que ensina desde o processo de fermentação natural, a função de cada ingrediente e a elaboração das receitas até a modelagem. “Os conceitos são básicos e oferecem condições para que o aluno trabalhe em casa, para reforçar o orçamento familiar, ou busque uma vaga de emprego em pequenos estabelecimentos, como padarias de bairro, por exemplo”, explicou o chef.

Desde que saiu do antigo emprego, há três anos, Andréa Cristina Siqueira Cruz tem produzido e comercializado salgados para festas e roscas doces. O novo ofício tem colaborado com as despesas de casa, já que o marido está aposentado: “Se eu tivesse que pagar um curso como este, certamente, não teria condições de estudar e me especializar. Esta oportunidade veio em boa hora e não vou deixar passar em branco. Em breve, pães também estarão no meu cardápio.”

Parceria
Além do curso de Panificação Artesanal, o Fundo Social de Solidariedade realiza, até o dia 3 de fevereiro, capacitações para Ajudante de Cozinha, Bartender, Camareira e Garçom. A iniciativa foi possível graças a uma parceria firmada com o Centro Paula Souza, em São Paulo. A instituição educacional ofereceu, sem custo aos cofres públicos, duas unidades móveis adaptadas para receber a infraestrutura necessária. As carretas estão estacionadas no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).

O veículo de Hospitalidade tem 60 metros quadrados e simula um hotel com quarto, banheiro, closet, cozinha industrial, local de refeições e balcão de preparo de bebidas. Já a unidade de Produção Alimentícia tem a área interna de aproximadamente 83 metros quadrados e ambientes para produção de pães, cortes e embalagens de carnes. São duas salas de aula com instalações de uma cozinha (com forno, fogão, micro-ondas, batedeiras e balança) e um açougue (com balcão, jogos de facas e afiador).

Foram oferecidas 120 vagas para pessoas a partir de 16 anos, residentes em Jundiaí. De acordo com a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado, o objetivo é resgatar a autoestima e a dignidade humana por meio da qualificação profissional: “Sabemos que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda. A capacitação é fundamental para as pessoas entrarem ou permanecerem no mercado de trabalho, altamente competitivo nos dias de hoje”.

Compartilhe no Whatsapp