da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O Solar do Barão abre a exposição “Percurso de Uma Poética”, no próximo sábado (5), das 9h às 13h, da premiada aquarelista Maria Lúcia Panizza. A mostra permanece em cartaz no local, sede do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, até 19 de novembro.
A artista jundiaiense educou diversas gerações em 30s anos de atividade pedagógica e suas principais fontes de formação vieram da Faculdade Santa Marcelina, Museu de Arte Contemporânea da USP e Ateliê Livre Evandro Carlos Jardim.
A técnica escolhida como expressão é a aquarela, desenvolvida há 20 anos e transformada em domínio para séries como “Mística da Semente”, “Florais”, “Celebraçoes” e outras. Em 2016, conquistou o segundo lugar no 1º Festival Internacional de Aquarela em Budapeste, na Hungria, entre participantes de 45 países.
O reconhecimento consolidou uma trajetória que teve outros pontos expressivos, como as medalhas no 1º Festival de Artes Plásticas de Jundiaí (1993) ou o 1º Prêmio Universo da Aquarela, na Faculdade Santa Marcelina (2008), com exposição-prêmio na Associação Comercial de São Paulo, ou o terceiro lugar na Casa do Restaurador, em São Paulo (2009). Além de mostras pelo País, já esteve com trabalhos na Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Paraguai, Itália e Alemanha.
Ao lado de sua atuação como artista plástica e educadora, Maria Lúcia também tem forte presença na cena cultural da cidade e foi, entre outras coisas, coordenadora de ações socioeducativas do Grupo Arte em Ação, que promoveu a ocupação artística em defesa da revitalização do Largo da Matriz na primeira parte dos anos 2000.
A exposição de sua arte agora com reconhecimento internacional acontece no mesmo Largo da Matriz, no Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762). A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h até 19 de novembro.