da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A campanha de prevenção do câncer de mama “Outubro Rosa” começa nesta terça-feira (4) com um encontro de profissionais da saúde e estudantes no Hospital Universitário (HU). Além disso, durante todo o mês as unidades de saúde da cidade estarão mobilizadas para alertar as mulheres sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, já que outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção da doença.
O encontro no auditório do HU começa às 9h com uma solenidade especial e a presença de autoridades. Em seguida, haverá uma palestra especial com o médico João Bosco Ramos Borges, mastologista, ginecologista, obstetra e professor-titular da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Após a palestra, haverá uma roda de conversa com mulheres que vivenciam ou já enfrentaram a doença. Este bate-papo visa conscientizar que o câncer de mama é uma realidade e que é possível superar a doença quando se faz o autoexame frequente e o diagnóstico é precoce.
Já no domingo (23), é a vez da Corrida e Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul. A atividade inclui não só a conscientização da prevenção do câncer de mama, mas também do câncer de próstata, cujo mês oficial é novembro. A organização é da New Time Sports e a largada está marcada para as 7h30, na avenida União dos Ferroviários, 1.760. As inscrições para participar devem ser feitas pela internet.
A expectativa é de que a campanha tenha um impacto positivo no agendamento de mamografias. “Essa campanha é muito importante, pois o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”, destaca o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. Atualmente em Jundiaí não há fila de espera para o exame de mamografia. São disponibilizados mensalmente cerca de 2.500 exames pelo Sistema Único de Saúde, mas a média de agendamento é de dois mil por mês.