da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Uma festa em que crianças, jovens, adultos e idosos vão se divertir e ao mesmo tempo colaborar com 22 entidades assistenciais que fazem Jundiaí uma cidade mais solidária. Esse é o espírito da Feira da Amizade 2016, que continua neste sábado (3) e domingo (4) e depois também na sexta-feira (9), sábado (10) e domingo (11). Além da entrada no parque, também as atrações infantis e musicais são gratuitas.
A abertura nesta na sexta-feira (2) mostrou uma festa bonita e calorosa, com estandes de todos os tipos, roda gigante no meio do pavilhão, exposição de réplicas de veículos inspirados no filme “De Volta ao Futuro” e “Se Meu Fusca Falasse”, ambientes bem aconchegantes no pavilhão principal, nos espaços externos, pontos de karaokê ao vivo (incluindo instrumentos) a enorme tenda da gastronomia, estandes de turismo rural e muito mais. Além de artistas locais valorizados no artesanato do Jundiaí Feito à Mão e na música da programação cultural, com 50 bandas.
“É importante que as pessoas mostrem para seus familiares esses valores de se divertir e ajudar o próximo”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Margarete Geraldo Bigardi, na abertura da festa.
A criadora do evento, que se manteve de 1969 a 1999 antes de sua retomada em 2013, Mercedes Ladeira Marchi, foi representada pela sobrinha Maria Bernardete Ladeira Storani. Também estiveram presentes representantes de diversos setores da Prefeitura de Jundiaí, da Câmara Municipal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD) entre outras instituições, com destaque para as entidades assistenciais envolvidas.
A Feira da Amizade 2016 será de 2 a 11 de setembro nas sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h e, aos domingos, das 10h às 20h, no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). O serviço de transporte público foi reforçado até o local.
Música
A qualidade da programação foi mostrada logo na abertura com a banda Baile Fino. A feira tem neste sábado (3) como atrações musicais a MPB de Telma e Marcola (12h30, no palco boteco), a canção do grupo Itália Canta (14h30, no palco interno), a MPB de Marina Ebbecke (15h, no palco boteco), o blues da banda Blues Dogs (15h30, no coreto), o samba do grupo Mistura Pronta (16h30, no palco interno), o instrumental do Duetho Encruzilhada com Betho e Claudinei (17h30, no palco boteco), o rock da banda Rag Doll (19h30, no coreto), a MPB de Sapiranga (20h, no palco boteco) e a MPB da banda Namoradeira (20h, no palco interno).
No domingo (4) as atrações musicais são o rock de Erywan Freitas (12h, no palco boteco), a MPB de Shirley Espíndola (13h, no palco interno), o pop rock da banda Alana (14h, no coreto), a canção do grupo I Cantanti D´Italia (14h30, no palco interno), o instrumental do quarteto Canela de Ouro (14h30, no palco boteco), o desfile de fantasias do Cosplay Jundiaí (15h, nas ruas do parque), o pop reggae da banda Folskluv (16h, no coreto), o reggae da banda La Plata (16h30, no palco interno), o samba do Crua (17h, no palco boteco), o rock nacional da banda Negro Amor (18h, no coreto), a a MPB do Batuta Trio (19h, no palco boteco) e o blues de Márcio Maresias (19h, no palco interno).
Espaços solidários
O parque tem espaços como o Mostre Seu Talento, com a choperia da ACDC e a Praça Solidária nas ruas ao ar livre com petiscos e lanches da Amarati, PAIM, Centro Chico Xavier e GIPA. E ainda o Espaço Solidário no pavilhão central com CTEC, Abrapa, Lar Anália Franco, SOS, Casamar, Abapa e Vinha de Luz.
Existem ainda espaços maiores de gastronomia internacional com a Vida.Com, com a Nipo Brasileira, com a Cidade Vicentina, com a ACAI, com a Casa Neemias, com os Amigos do Seminário Diocesano e com o Cedeca. E ainda os “botecos” com a ABCJ, Associação Maria de Magdala, Bem-Te-Vi, e ONG Trânsito e Cidadania.