da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Em cada embalagem, um blusão, duas calças, duas bermudas ou saias, duas camisetas normais, uma camiseta tipo pólo, duas meias e um par de tênis. Esse conjunto prosseguiu sua distribuição para 27 mil estudantes da rede municipal de ensino de Jundiaí neste sábado (28), no Parque da Uva, e termina neste domingo (29), das 8h às 14h, concluindo uma série de melhorias implantadas pela Prefeitura, que abrange desde o kit anterior de materiais didáticos até a reforma e ampliação de escolas e até mesmo a construção de novas unidades.
Com pelo menos 200 funcionários da Educação e de outros setores que quiseram ajudar, o sistema estava muito rápido e organizado, com uma média de cinco minutos para o atendimento entre a chegada e a saída dos pais e familiares que precisavam apenas apresentar o vale entregue nas escolas de acordo com a idade e tamanho dos alunos.
“É muito bom para todos nós e temos que destacar também a gentileza no atendimento, porque isso realmente faz diferença”, afirmou Rita Ventura Lopes, que levou os netos Artur, de oito anos, e Ana Cristina, de dez anos. Ambos moram no Cidade Jardim 2 e estudam na EMEB Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago. A outra, Ana Júlia, passou da etapa municipal mas estava também presente.
Para muitas famílias com estudantes da rede de 114 escolas municipais, esse já é o terceiro ano de recebimento do material, formando, em alguns casos, um pequeno conjunto de vestuário. O prazo, neste ano, foi adiado por uma disputa judicial na licitação.
“O mais importante de tudo é que gera uma identidade para todos os alunos da rede. E também estimula a noção de igualdade das pessoas, porque na escola não há diferença. É um momento de celebração aqui, porque as famílias são recebidas de forma carinhosa e respeitosa”, observa a diretora de educação infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, que estava integrando a comissão organizadora da entrega.
Até mesmo as cores (como o preto das calças ou o branco das camisetas) foi pensada para facilitar o cotidiano das mães e pais na manutenção do vestuário. Além disso, foram buscados produtos resistentes e com qualidade. “A Prefeitura mostra que se preocupa de verdade com os estudantes. Antes tudo dependia somente da associação de pais e mestres”, comenta Pedro Tassotto, ao lado do filho de 8 anos.
“Essa é mais uma etapa do compromisso do prefeito Pedro Bigardi com a educação. Tivemos outrosinvestimentos físicos e também na formação e valorização dos servidores da pasta, que são menos visíveis e aparecem nos resultados”, afirma o secretário de Educação, José Renato Polli.