da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
No segundo dia de evento, nesta quinta-feira (19), o Multiálogo 2016 encantou os representantes de entidades do Estado de São Paulo. O evento conta com apoio da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Copede) e é realizado pelo Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência, no Sesc Jundiaí.
São três dias de palestras e discussões em grupo com objetivo de conhecer a realidade das entidades e associações para pessoas com deficiência.
Jundiaí foi escolhida para sediar o evento pela estrutura que oferece. Ruth dos Santos, do Sesc Campinas, diz conhecer pouco a cidade, mas a reconhece pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Secretaria de Esportes e Lazer. “O Peama faz um trabalho muito importante, de referência e excelência. Aqui também tem o Sesc, que se coloca acessível para outros e esse evento, que é um grande marco”, destaca.
Ao final do Multiálogo, nesta sexta-feira (20), às 11h30, o documento “Carta de Jundiaí” vai registrar as demandas que surgirem, para apresentação às autoridades em busca de melhorias nos processos e solicitações pertinentes às pessoas com deficiência. O contato em grupo e palestras ajudam na construção de novas ações.
“Está sendo muito proveitoso. Se o evento terminasse agora eu já teria três ideias para implementar”, diz o presidente da Associação Cubatense de Defesa dos Direitos das Pessoas Deficientes, José Antonio D’Alrio.
A representante da Fundação FEAC, de Campinas, Joyce Setubal, destaca que o evento é muito construtivo. “Temos essa troca de experiência com pessoas com deficiência, muita reflexão e debate de vários pontos de vista. É ótimo perceber que as pessoas estão mobilizadas para a inclusão”, declara.
O Multiálogo 2016 também conta com a parceria da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de São Paulo (SEIBREF), do Sesc São Paulo e Sesc Jundiaí.