da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Um marco para a atuação das instituições que trabalham com pessoas com deficiência teve início na tarde desta quarta-feira (18), no Sesc Jundiaí. É o “Multiálogo 2016”, evento que conta com apoio da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Copede) e é realizado pelo Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência.
Representando o prefeito, o assessor especial para Assuntos das Coordenadorias Vanderlei Victorino lembrou que, desde quando estes órgãos foram criados, a Copede esteve em parceria com diversas secretarias no intuito de promover a inclusão, e que o evento é mais uma oportunidade para dar continuidade nisso. “Debater e discutir ações para pessoas com deficiência: é por isso que acolhemos com muito carinho e satisfação este fórum em Jundiaí”, disse.
Com programação em braille, espaço para cão-guia, tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e outras adaptações, o Multiálogo traz para as entidades a possibilidade de aprendizado e troca de experiência. De acordo com o titular da Coordenadoria, Alcebíades Nascimento Silva Júnior, o evento é um espaço de trabalho colaborativo e de desafios para cada cidade dos participantes.
“Se pudéssemos dar um ‘zoom’ nas pessoas que estão neste auditório, viríamos lutas, muitas histórias, ações e muito mais por trás de cada um que está aqui. No momento em que estes se reúnem, temos um espetáculo”, salientou.
O coordenador também destacou a parceria com o Sesc São Paulo e Jundiaí. “Esse local traz acessibilidade, profissionalismo e força de vontade”, comentou.
Encerrando a solenidade de abertura, o coordenador do Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência, Beto Pereira, comentou que os integrantes da mesa representam cada um dos participantes. “Este fórum pretende unir forças. Aqui, pequenas, médias e grandes entidades têm o mesmo espaço”, explicou.
Compondo a mesa também estavam presentes Maria Alice Olieno de Oliveira Nassif, Gerente de Educação para Sustentabilidade e Cidadania, representando o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda; Marco Antonio Ferreira Pellegrini, representando Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Ana Maria Quirino, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Jundiaí; Maria Helena Mozena, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. A responsável pela Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, também participou do evento.
O Multiálogo 2016 também conta com parceria da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de São Paulo (SEIBREF).
Programação
O Multiálogo 2016 segue a programação com discussões em grupo e palestras nesta quinta (19) e sexta-feira (20), com encerramento às 11h30.