da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A estratégia de segurança integrada que vai ser colocada em prática durante a Virada Jundiaí foi debatida na manhã desta segunda-feira (16) na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), no Anhangabaú.
O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, de sexta-feira (20) a domingo (22), vai contar com ao menos 115 atrações de música, teatro e dança em vários pontos da cidade. A entrada é gratuita.
A reunião contou com a participação de representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, das secretarias de Cultura, Obras, Transportes (Divisão de Trânsito), Finanças (Fiscalização de Comércio), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Defesa Civil, Juizado de Menores e Procon.
Ficou definido que o esquema vai seguir os padrões utilizados com sucesso em festas de grande concentração de público, como Festa da Uva e Feira da Amizade.
Os locais fechados, como Parque Antônio Carbonari, o Parque da Uva, a segurança interna vai ficar sob a responsabilidade da Guarda Municipal, enquanto a Polícia Militar fará o patrulhamento ostensivo externo. O sistema de monitoramento por câmeras da GM também será usado para o patrulhamento de ruas e locais públicos durante o evento.
Fiscais de Trânsito, Fiscalização de Comércio, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores e Polícia Civil também darão apoio. Ambulantes e guardadores de veículos (chamados flanelinhas) serão alvos de fiscalização rigorosa.
“A Virada Jundiaí não foge aos padrões de outros grandes eventos que organizamos, sempre como prioridade para a diversão de toda a família. As atrações foram cuidadosamente definidas para atender a todos os públicos. Nosso propósito é promover a interação com muita segurança dentro do horário adequado”, diz o secretário de Cultura, Jean Camolesi.