da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de entulhos e resíduos, a Secretaria de Serviços Públicos lançou neste sábado (14) o projeto Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no bairro Almerinda Chaves, durante evento “Eu moro, eu cuido”, promovido pelo Coletivo Vetor Oeste e Rede Socioassistencial Novo Horizonte. A mobilização contou com limpeza, revitalização de espaços públicos, plantio de mudas e apresentações culturais. O prefeito Pedro Bigardi participou da ação e destacou o envolvimento da comunidade.
“É uma ação de saúde, educação e meio ambiente, que tem o envolvimento da comunidade, que trabalha junto com a prefeitura para a recuperação desta área. Esta é uma demanda antiga, que estamos conseguindo resolver com a ajuda dos moradores”, salienta o prefeito.
Localizada sob a rede de alta tensão, a área recuperada estava sendo alvo de entulhos. Em um mutirão que envolveu a comunidade, o espaço foi limpo, recebeu plantio de grama e plantas e a colocação de quatro caçambas públicas do projeto Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para descarte de entulhos provenientes de construção civil, móveis e madeira, para uso gratuito da população.
“O PEV soma-se à coleta seletiva, cata-treco, coleta de resíduos orgânicos e ecopontos, com o objetivo de organizar o descarte correto de resíduos. É mais uma opção que a prefeitura oferta à população para o descarte de resíduos da construção civil”, explica o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.
Além do Almerinda Chaves, também foram instaladas caçambas nos bairros Residencial Jundiaí e Residencial dos Cravos, no Vetor Oeste, num total de 12. Segundo o secretário, o projeto será estendido e contará com 15 pontos em toda a cidade. “A escolha do Vetor Oeste para o lançamento se deve à existência de muitos focos do mosquito causador da dengue, que está ligado ao acúmulo de entulho”, observa.
Segundo o coordenador do Coletivo Vetor Oeste, Edicarlos Vieira, o evento visa conscientizar as pessoas a cuidar do bairro, não jogando lixo na rua.
“A ideia é mobilizar os moradores a manter o bairro limpo. Para isso, contamos com o apoio do poder público com a limpeza, plantio de mudas e instalação de caçambas nesta área que estava servindo de depósito de entulho.”
Para o vereador Gerson Sartori, que também esteve no local e representou a Câmara Municipal, a ação mostra a força da união entre poder público e a comunidade. “Este é um exemplo de que quando se junta poder público, moradores e a iniciativa privada quem ganha é a população.”
O evento também contou com o apoio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Cia. de Transmissão de Energia Elétrica (ISA CTEEP), Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ) e BRF Foods.