Programa Saúde na Escola leva profissionais da Educação ao Vale Verde

12/5/2016 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Quase 200 profissionais de escolas municipais da região Norte visitaram, nesta quarta-feira (11), o Vale Verde. No local são plantadas verduras e legumes, sem a utilização de agrotóxicos, para serem distribuídos pela Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) da Secretaria de Educação nas Emebs. A atividade integra as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, desenvolvido em Jundiaí pelas Secretarias de Educação e Saúde.

Desde 2014, o PSE atende cerca de 2,5 mil alunos de zero a dez anos das Emebs Patrícia Pires, Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Professora Aparecida Bernardi do Amaral, Professor João Fernandes Neto, no bairro Morada das Vinhas, e Américo Mendes, no bairro dos Fernandes. Além de ações de saúde bucal e oftalmologia, ocorre aatualização vacinal e avaliação antropométrica. Neste ano, o foco é alimentação saudável. O objetivo édiminuir o índice de obesidade dos estudantes. Pesquisa recente apontou que 40% dos alunos estão acima do peso.

“Estamos iniciando uma nova fase, tendo a horta como ferramenta de trabalho para o estímulo a alimentação saudável e para o desenvolvimento de um trabalho com sustentabilidade. Não vamos somente plantar alface. A ideia éplantar o pé e ampliar o trabalho pedagógico para estimular a criança a observar, a acompanhar os fenômenos naturais e o ciclo da vida, a cuidar do ambiente, e a se preocupar com a impermeabilidade do solo, com a manutenção da água e com a cobertura vegetal. Para isso, trouxemos professores, gestores, agentes de desenvolvimento infantil para essa formação no Vale Verde, onde todos podem ver que é possível o cultivo orgânico”, informa a gestora do Núcleo de Educação Socioambiental, supervisora Claudete Formis.

Durante a visita, o grupo conheceu o cultivo de diversos hortifrutigranjeiros e recebeu orientações do engenheiro agrônomo Hamilton José Bernussi, responsável pelo espaço.

Próximo passos 
Até o final do ano, outras ações estão previstas. A próxima é a implementação das hortas nas escolas. “Depois vamos fazer outras visitas e iniciar também o trabalho com plantas fitoterápicas”, acrescenta Claudete.

Compartilhe no Whatsapp