da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com um balanço de 646 propriedades rurais documentadas até abril, a zona rural de Jundiaí integra o setor para o qual em todo o País encerra, nesta quinta-feira (5), o prazo de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que contou desde 2014 com o apoio técnico e gratuito da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
A maioria das propriedades (606) é formada por áreas de até quatro módulos fiscais, que no município corresponde a dez hectares. O restante (40) são áreas acima desse tamanho. A estimativa é de 1.492 propriedades rurais no município.
O cadastro, entretanto, pode ser feito depois dessa data e pode ser retificado a qualquer hora se não houver todas as informações disponíveis no momento. Um dos principais alvos é o acesso ao crédito agrícola em 2017 e outras medidas de apoio.
Em Jundiaí, os dados do CAR vão ser utilizados também no Portal Ambiental Municipal e dentro do futuro programa de remuneração de serviços ambientais, como é o caso da produção de água.