da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Entre os números positivos do programa Jundiaí Feito à Mão, apresentados nesta terça-feira (29) em reunião de planejamento anual, estão elementos como o salto da estimativa de 4 mil peças comercializadas na Festa da Uva 2014 para 12,5 mil peças comercializadas na Festa da Uva 2016. Com o diferencial de serem todas obras realmente feitas pelos participantes do programa que já atingem 214 artesãos cadastrados.
“Esse programa surgiu em 2013 como parte do turismo, que passou a estar mais perto dos setores agrícola e ruralem decisão conjunta com o prefeito Pedro Bigardi. Muitos ainda nem sabiam a diferença entre esse trabalho de artista com a mera montagem de badulaques da rua 25 de Março. Temos todos um grande orgulho do programa”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.
A diferença está em ações diretas como os 105 testes de origem realizados até o momento contra o chamado “industrianato” e também em sistemas de pontuação na apresentação visual, na presença em eventos inscritos e outros elementos.
O retorno está no trabalho feito pelo programa, presente em 26 feiras em 2013, 38 feiras em 2014 e 67 feiras em 2015. Além disso, eventos extras como a presença em concursos de presépios ou concursos natalinos ampliam a visibilidade desses artistas.
“O artesanato passou a ser visto como parte importante do setor de turismo”, afirma a diretora Marcela Moro. Nessa interação, surgiram ingredientes importante como os suvenires criados como lembranças aos visitantes da maior festa da cidade.
Movimento permanente
Entre abril e dezembro o programa conta com espaços como o Especial Centro (que reforça mensalmente a feira já existente no Largo do Fórum), o Sexta No Centro, espaços em dois varejões noturnos (Eloy Chaves e Vila Arens) e na Unip Jundiaí, eventos como a Feira da Amizade e Virada Jundiaí e mais datas especiais no Paço Municipal. Também estão sendo confirmados espaços nas festas comunitárias dos bairros e em eventos do período natalino, além de outras oportunidades. O contato com o programa pode ser feito pelotelefone 4589-8580.