da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Cerca de 200 pessoas participaram, nesta terça-feira (15), da primeira atividade do novo projeto de formação complementar, lançado pela Secretaria de Educação. “Nossos Saberes” nasce para ser um espaço de reflexão sobre temas pertinentes à cidadania na interface com a Educação.
A primeira palestra abordou o tema A Educação e a Construção Sociocultural do Envelhecimento: a potência da diferença. O evento foi realizado nos períodos da manhã e tarde, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, com a presença de professores, gestores, e agentes de desenvolvimento infantil, além do secretário de Educação, José Renato Polli, e da titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Regina Sartori.
“A ideia hoje é discutir a questão do envelhecimento e o que precisa ser feito em todas as áreas”, destacou Marcela Alice Bianco, psicóloga clínica e psicoterapeuta Junguiana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em psicologia clínica de orientação Junguiana coligada a técnicas de abordagem corporal pelo Sedes Sapientiae, e especialista em atendimento multiprofissional gerontológico em psicologia pelo Hospital do Servidor Público do Estado. Ela foi a responsável por abordar o tema no período da tarde.
No período da manhã, a convidada foi a doutora Andrea Lopes, antropóloga, docente da graduação e pós-graduação em gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH-USP), coordenadora do Grupo de Pesquisa Envelhecimento, Aparência, Imagens e Significados (EAPIS).
O projeto Nossos Saberes vai ter neste sem