da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Quase um mês após um encontro para discutir a empregabilidade da pessoa com deficiência, no dia 11 de fevereiro, as coordenadorias de Trabalho, Emprego e Renda e dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Copede)encerram a segunda fase da ação: buscar individualmente com entidades, secretarias e sindicatos a inclusão no mercado de trabalho.
No primeiro encontro, o prefeito Pedro Bigardi comentou sobre Lei Federal 8.213, a Lei de Cotas.“Mais do que apenas cumprir a lei, as empresas precisam inserir as pessoas com deficiência de fato na rotina dos empregos. Temos trabalhado pelaacessibilidade no esporte, lazer, transporte, saúde, educação, para garantir o direito de todos”, afirmou.
Segundo o titular da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, Vitor Machado, os encontros são para orientação dos contratantes. “Essa é uma preocupação da administração Pedro Bigardi. A próxima ação vai ser o encontro do Superintendente Regional do Trabalho, Luiz Claudio Marcolino, com os dirigentes sindicais de Jundiaí, para obter deles a ajuda no cumprimento da Lei”, explica.
Na segunda fase, as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e Agricultura, Abastecimento e Turismo se mobilizaram para que as empresas que chegarem na cidade e as redes hoteleiras pensem na acessibilidade e cotas.
“Muitas pessoas com deficiência dizem que as empresas precisam abrir vagas adequadas às suas necessidades. Por isso estamos intensificando a capacitação”, disse o responsável pela Copede, Reinaldo Fernandes.
Também tiveram reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (Sitac), Sindicato dos Professores de Jundiaí (Sinpro), Sindicato dos Trabalhadores do DAE, Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região, e Sindicato dos Gráficos.
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) também participou de encontros, mas com objetivo de divulgar entre as escolas a conscientização de empregabilidade de pessoa com deficiência, além da campanha Estacione Consciente, da Secretaria de Transportes em parceria com a Copede.
Um grupo de trabalho vai ser criado para acompanhar as próximas ações.