Dia do Circo ganha comemoração com oficina gratuita de teatro

10/3/2016 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em comemoração ao Dia do Circo, celebrado no domingo (27), a Secretaria de Cultura promove uma oficina gratuita de “Commedia dell’Arte”, ministrada pelo grupo de artes “Centro de Pesquisa da Máscara”. O curso, de terça (22) a  sexta-feira (25), é destinado a atores amadores e profissionais que queiram se aprofundar na técnica.

O trabalho vai ser baseado na segmentação: articulação da coluna, composição das atitudes físicas, análise do movimento, elementos de acrobacia de solo, lutas cênicas, canto madrigal e estudo da dramaturgia e das máscaras típicas da Commedia dell’Arte.

A proposta vem de uma parceria entre as diretorias de Cultura e de Teatros, que inovam neste ano, ao fomentarem no âmbito teatral a capacitação daqueles que investem na área culturalda cidade. “Nós viemos com uma proposta diferenciada, que em vez de trazer espetáculos para comemorar a data, promove a oportunidade de aperfeiçoamento daqueles que fomentam a atividade teatral na cidade”, explica a diretora de Teatros, Heloísa Oliveira.

Após o curso, no sábado (26), os atores que fizerem parte da oficina vão se apresentar em uma interação com o público na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.

Os interessados devem ter mais de 18 anos. As inscrições devem ser feitas na Casa da Cultura presencialmente ou pelo telefone (11) 4521–1430. São oferecidas 25 vagas e as aulas serão no período noturno, das 18h às 22h, na Casa da Cultura.

Quem vai conduzir as aulas é Fernando Martins, fundador e diretor artístico do Centro de Pesquisa da Máscara e tem formação teatral no Teatro Nacional El Sucre (Quito – Equador). Sua pesquisa com máscaras teatrais tem início junto ao departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se graduou com o projeto intitulado “O Sentido da Máscara: Estética da Representação e Realidade Recriada”.

O artista desenvolve continuamente pesquisas com máscaras teatrais no Brasil e no exterior, principalmente na Itália, onde estudou com os escultores de máscaras Donato Sartori e Paolo Trombetta do Centro Maschere e Strutture Gestuali (Itália).

Saiba mais sobre a proposta da oficina assistindo ao vídeo do Centro de Pesquisa da Máscara.

Compartilhe no Whatsapp