da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O pediatra e virologista Saulo Duarte Passos, professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), integra a equipe do pesquisador Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), que está coletando informações sobre o zika vírus. Na semana passada, o grupo esteve em Sergipe para colaborar com as equipes locais na investigação de uma epidemia da doença no Estado.
Passos define o zika como um inimigo oculto e devastador. “É um vírus silencioso. Estou assustado com o que encontrei em Sergipe”, diz. Mesmo diante do cenário preocupante, ele acredita que a troca de experiência com os colegas sergipanos foi de suma importância. “Essa experiência vai colaborar com a pesquisa sobre o zika aqui no Estado de São Paulo.”
O trabalho dos pesquisadores paulistas e sergipanos na busca de uma solução para a epidemia foi destaque na edição de domingo (28) do jornal O Estado de S. Paulo.
O professor também pretende compartilhar com os futuros médicos informações precisas e reais sobre essa epidemia. E não descarta a possibilidade de outras pesquisas sobre o zika na Faculdade de Medicina de Jundiaí.
A FMJ está cada vez mais inserida no cenário nacional. “Nossa escola médica é de qualidade e esta envolvida e preocupada com as questões de saúde pública do país”, afirma o pesquisador.