da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O Comitê Municipal para o Controle do Aedes aegypti se reuniu nesta quinta-feira (18), no Paço Municipal, para atualizar as informações sobre a dengue, febre chikungunya e zika vírus e definir novas ações para o enfrentamento do mosquito na cidade
A partir da criação do comitê, em dezembro do ano passado, foram feitas diversas ações intersetoriais, mostrando a intensidade do trabalho de combate ao mosquito. Entre os destaques estão as atividades emparceria entre a Prefeitura e o Exército, por meio do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC).
O gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Carlos Ozahata, informou ao grupo que a campanha de visita casa a casa, com apoio do GAC, nessa quinta-feira (11), percorreu quase 30 bairros, atingindo 8 mil imóveis. Além disso, nesse sábado (13), houve uma nova ação com foco educativo, quando soldados e agentes de zoonoses distribuíram material informativo e conversaram com a população.
Outro ponto importante nesse período foi a intensificação do trabalho com a atenção básica de saúde. “Hoje, cada unidade de saúde tem um profissional de referência para o assunto. Isso está facilitando a comunicação e o atendimento aos pacientes com sintoma da dengue ou de outras doenças transmitidas pelo mosquito, pois a UBS é a porta de entrada para o atendimento”, disse Ozahata.
Durante a reunião, o grupo debateu novas propostas de ações, como redobrar o cuidado com os prédios municipais, mobilizar os servidores e fazer campanhas internas em cada secretaria, agilizar a fiscalização em terrenos baldios e imóveis abandonados, entre outras.
A gestora do Núcleo de Educação Socioambiental da Secretaria de Educação, Claudete Formis, destacou otrabalho em parceria com a Zoonoses, especialmente o Zooeduca. “Estamos programando levar o projeto para a Emeb da Vila Ana e outras três escolas do Vetor Oeste. Além disso, já convocamos as 113 escolas municipais a fazer trabalhos com os alunos sobre o Aedes aegypti e, no dia 15 de março, vamos fazer um encontro com todas as escolas para atualização epidemiológica e apresentação das ações desenvolvidas em cada unidade”, informou.
Além da Saúde e da Educação, participaram da reunião representantes das secretarias de Obras, Comunicação Social, Planejamento e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Transportes e Defesa Civil.
Comitê
O comitê foi criado no fim do ano passado com o objetivo de integrar as diversas secretarias do Poder Executivo e outras instituições ligadas à saúde, como os hospitais, para intensificar as ações de combate e controle do Aedes aegypti na cidade.