da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A Campanha Nacional de Vacinação Infantil prossegue até sexta-feira, dia 1º de julho. A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou o prazo, que terminaria nesta terça-feira, dia 28, em virtude do feriado prolongado da última semana. As doses que imunizam as crianças contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família das 8 às 17 horas.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente,
Os vírus das duas doenças estão circulando e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Em 2010 foram notificados 1.291 casos de poliomielite no mundo e no primeiro trimestre de 2011 já ocorreram 102 casos. O Brasil desde 1989 não registra casos da doença. Quanto ao sarampo, o Brasil ficou quatro anos sem registro de casos da doença. Em 2010 ocorreram surtos em três estados: Pará, Rio Grande do Sul e paraíba. Em 2011 foram notificados nove casos, sendo um em Campinas (SP), um no Mato Grosso do Sul, dois no Rio Grande do Sul, quatro no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal.
Jundiaí registrou até o momento 19.985 crianças vacinadas contra a poliomielite, o que corresponde a 85,1% do público alvo, estimado em 23.488 crianças. Crianças de 1 a 6 anos de idade também podem ser vacinadas contra o sarampo. Foram imunizadas até agora 20.530 crianças contra esta doença, o que corresponde a 75% da população alvo. A expectativa é de imunizar 27.361 crianças contra o sarampo.