Campanha de combate ao Aedes aegypti é na quinta (11)

11/2/2016 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Vai ser nesta quinta-feira (11), a partir das 8h, a campanha de combate ao Aedes aegypti realizada pela Prefeitura em parceria com o 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC). A campanha faz parte das ações da Secretaria de Saúde no combate e controle do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O objetivo dessa ação em parceria com o Exército é visitar casa a casa, em bairros escolhidos estrategicamente, orientando os moradores sobre a prevenção e identificação de focos do mosquito, além de eliminar criadouros.

Este ano, a ação vai mobilizar cerca de 300 pessoas, entre soldados do GAC, agentes de zoonoses, agentes comunitários de saúde e equipes de apoio. “Pedimos a colaboração de todos nessa luta, especialmente da população. É essencial cada morador olhar seu quintal e eliminar recipientes com água parada”, enfatiza o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

O gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Carlos Ozahata, explica que os agentes comunitários vão trabalhar em sua região, mas fora do território habitual. “Como a prevenção da dengue já faz parte darotina desse profissional, a ideia é que nessa ação ele visite outros locais”, explica Ozahata.

As equipes compostas pelos agentes de zoonoses e soldados vão ser divididas e vão percorrer 13 bairros: Novo Horizonte (2 equipes), Almerinda Chaves, Vila Progresso, Jardim Tarumã, Jardim Estádio, Colônia, Jardim Pacaembu, Jardim Tamoio, Ivoturucaia, Vianelo, Jundiaí Mirim, Vila Nambi e Santa Gertrudes.

Além desses bairros, outros 14 vão ser visitados pelos agentes comunitários de saúde: Vila Ana, Vila Marlene, Vila Esperança, Parque Centenário, Vila Hortolândia, Rio Acima, Sarapiranga, Corrupira, Agapeama, São Camilo, Eloy Chaves, Vila Maringá, Jardim Tulipas e Morada das Vinhas. No total, a campanha vai atingir 27 grandes regiões da cidade.

Segundo Ozahata, é importante frisar que o foco da campanha não é fazer limpeza de terrenos e casas. “Nesta campanha nosso objetivo é fazer um trabalho de orientação e educação”, diz. Ele explica ainda que aescolha dos bairros visitados na ação seguiu critérios epidemiológicos, como presença de casos suspeitos ou confirmados, avaliação dos pontos estratégicos e imóveis especiais, entre outros.

Mas vale destacar a importância do envolvimento de toda a população, principalmente nos bairros onde as equipes da campanha não passarem. “Cada um pode criar o hábito de checar ao menos uma vez por semana o quintal e eliminando os recipientes com água parada e possíveis focos do mosquito”, ensina Ozahata.

Compartilhe no Whatsapp