da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Serviços Públicos apreendeu, nesta terça-feira (12), uma caçamba irregular na rua Seike Sato, na Vila Lacerda. O proprietário foi autuado com multa de R$ 7 mil.
A caçamba foi localizada por conta da fiscalização constante que a pasta realiza, por meio do sistema Coletas On Line. São 15 fiscais percorrendo a cidade. “Além de registrar a localização da caçamba, eles também levantam áreas com mato alto, entulho, bocas de lobo sujas e solicitam os reparos”, explica o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.
No caso registrado nesta terça (12), acaçamba não contava com identificação com nome da empresa e número de registro na Secretaria de Transportes. O secretário explica que essa é a primeira multa aplicada desde a implantação do sistema no município, há dois anos.
O diretor da secretaria, Lucas Aparecido Rodrigues, explica que agora oproprietário tem um prazo de 30 dias para o pagamento e, caso não realize, não pode pegar a caçamba de volta. “É importante fazer o alerta para que outros caçambeiros não atuem de forma irregular no município. A fiscalização existe e é rígida para que a lei seja cumprida e, dessa forma, possamos reduzir pontos de descarte irregular na cidade.”
De acordo com Lucas, desde a implantação do Coletas on Line até agora, já foram recebidas mais de 150 mil caçambas no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). Hoje são 82 empresas cadastradas e por dia são recebidas de 300 a 400 caçambas. “Antes do sistema, recebíamos apenas 20 por dia e o número de pontos de descarte irregular era enorme.”
Agora, todas as caçambas chegam, deixam o material no Geresol. Em seguida, todos os resíduos são triados em uma esteira chamada Pick Station, em seguida, são tratados para que se tornem pedra, pedrisco, areia, bica terra, entre outros materiais, usados em obras públicas da cidade. Com esse equipamento o salto foi de 60 para 90% de processamento e reaproveitamento do entulho que ao local.
Atualmente, são 17 mil toneladas de entulho recebidas no Geresol por mês. Com a Pick Station, ocorre um verdadeiro garimpo para remover do entulho de plástico, ferro, alumínio, papelão, madeira e outros materiais. “A ideia é ter menos elementos contaminantes no entulho. Assim, conseguimos um produto mais puro e de qualidade com a reciclagem”, frisa o secretário. Com isso, a economia aos cofres públicos foi de cerca de R$ 3 milhões em 2015 e o número deve dobrar em 2016.
Mais entulho
Além de descartar em caçambas, outra maneira de dar destino certo aos entulho é o recém-inaugurado ecoponto do Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Moca ‘Barroca’. O local recebegratuitamente, entulho, pneus, madeiras, galhos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e material reciclável. A quantia é de até um metro cúbico, o que equivale a uma caixa d’água de 1 mil litros. O parque fica na avenida Uva Niagara, sem número.