da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com a presença de autoridades políticas e familiares, os 15 titulares que formam o Conselho Tutelar de Jundiaí tomaram posse neste domingo (10), em solenidade realizada na sede da Escola de Governo e Gestão, na Vila Arens. O mandato será de quatro anos, com início nesta segunda (11). O órgão municipal conta ainda com 45 suplentes.
O Conselho Tutelar tem como proposta a defesa dos direitos da criança e do adolescente e foi criado em 1990 com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A principal novidade deste ano em Jundiaí é a criação da terceira unidade, no bairro Eloy Chaves, que começa a operar juntamente com o novo mandato. O município ainda conta com as sedes do Centro e da Vila Arens.
Cada unidade é composta por cinco conselheiros tutelares, definidos em rigoroso processo de escolha e que terminou em 4 de outubro do ano passado. A missão de definir os nomes que fariam parte do Conselho Tutelar ficou sob a a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público. “É um domingo de festa e de muita felicidade. Gostaria de lembrar da importância de se ter a responsabilidade de assumir o desafio de servir a população com foco nas crianças e adolescentes, dentro da missão de construir uma cidade melhor. Nosso trabalho é proteger as famílias”, destaca o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rodrigo Mendes Pereira.
Pereira lembra que combater vulnerabilidade social é uma das prioridades da administração do prefeito Pedro Bigardi e destacou a importância dos investimentos na implementação do trabalho realizado pela Semads. Já o vice-prefeito Durval Orlato ressalta que a criação da terceira unidade do Conselho Tutelar vai contribuir ainda mais para a qualificação do atendimento das famílias, da criança e do adolescente.
“Os investimentos e a preocupação desta administração fazem surtir efeitos positivos no conceito de amparar as crianças e adolescentes. A criação da terceira unidade fará o atendimento melhorar ainda mais”, destaca. A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente, Simone de Andrade Pligher, lembra de todas as fases do trâmite para a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar.
“O processo teve início em abril de 2015 e ao menos 500 pessoas que trabalham com foco em crianças e adolescentes participaram da escolha. Os candidatos ainda passaram por exames médicos, psicológicos e prova final. Todos estão capacitados para desempenhar um ótimo papel nestes quatro anos”, comenta.
Para o coordenador do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, o Conselho Tutelar tem função destacada dentro da proposta integrada de segurança pública, que também tem seu foco voltado para o desafio de combater a vulnerabilidade social. “A integração dos conselhos ao trabalho desenvolvido pelo GGIM contribui para o avanço da cidadania”, ressalta.
A psicóloga Renata Angélica Prezotto Giovanni tomou posse como conselheira tutelar neste domingo e diz saber bem de suas responsabilidades. “Trabalhar com crianças e adolescentes que necessitam de ajuda para defender seus direitos traz uma grande responsabilidade para todos nós. E cada um sabe da importância de estar ao lado dessas famílias”, explica.
Além de Renata, tomaram posse: Adilson Santo de Azevedo; Ana Claudia Pellaes Mondragon; Ana Paula Nascimento Correa; Claudia Tofoli Honório; Diego Meleiro Novaretti; Donizeth Aparecido de Andrade; Jocilene Romilda Padilha; Jussania Rita Lamarca Escarpin; Marilda Aparecida de Oliveira; Moacir Donizetti Gonfinete; Priscila Fabiane de Souza; Selma Aparecida Souza da Silva; Vanesca Peromingo de Souza Ribeiro e Zélia Aparecida Carvalho de Souza.