da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A exposição “Recuperando e Revelando um acervo – pinturas de Diógenes” vai ser inaugurada nesta quinta-feira (17), no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, a partir das 19h30. Pertencentes ao acervo do Gabinete, nove aquarelas e três óleos sobre tela do pintor jundiaiense Diógenes Duarte Paes (1896-1964) foram restaurados por meio do “Programa de Estímulo à Cultura – 2014″ da Secretaria de Cultura.
O trabalho esteve a cargo da restauradora Elisabetta Battioli Ribeiro e possibilitou que obras com marcas de desgaste e umidade, algumas há décadas sem serem exibidas, pudessem chegar com vida nova a gerações que nunca tiveram oportunidade de vê-las.
Diógenes Duarte Paes é o autor do desenho da bandeira de Jundiaí. Artista que realizou a primeira exposição com 50 trabalhos em aquarela em 1946. Em 1951, levou ao Museu de Arte de São Paulo a “Exposição de Desenhos Folclóricos” com 30 obras, entre elas “Folia do Divino”, “Recomenda das almas” e “Domingo de Ramos”. Aquarelista, pintor e escritor, escreveu e desenhou para inúmeras revistas na capital paulista e Jundiaí.
O projeto “Recuperando e Revelando um acervo – pinturas de Diógenes” permitiu que as obras do pintor, algumas sem serem expostas há mais de três décadas, pudessem voltar a ser exibidas. Entre elas estãopaisagens do litoral paulista e cenas do centro de Jundiaí.
O evento vai contar com apresentação do duo “Samblues”, composto por Flavinho Buzaneli e Beto Brim, e que mistura MPB e blues