da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A 1ª Etapa do Circuito Jundiaí de Stand Up Paddle ocorreu neste domingo (13) dentro da programação do 2º SUP Day, em comemoração aos 360 anos de Jundiaí. O torneio foi realizado no Centro Náutico do Parque da Cidade e reuniu 52 competidores, entre as categorias FUNRace (pranchas até 10.6) e RacePró (pranchas até 12.6).
O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, acompanhou o evento e falou sobre a modalidade que tem sido desenvolvida há quase dois anos no município. “O trabalho em torno do SUP agregou não somente para aqueles que não conheciam a modalidade e puderam vivenciar, mas principalmente para os munícipes que já praticavam. Muitos tinham que viajar para desempenhar a atividade ou participar de alguma competição. Nosso próximo passo é organizar um campeonato regional, com mais etapas e promover a modalidade pelo interior”, concluiu.
O percurso da prova chamada de “amadora” (pranchas até 10.6) foi de quatro quilômetros e impressionou os presentes pela diversidade de competidores. Homens e mulheres de idades diferentes remaram com garra e força para quebrar seus próprios recordes.
“Moro em Santos e pratico stand up há alguns anos. Participo de vários campeonatos e fiquei surpreso com o evento. Foi um percurso bom, bem planejado e o local é lindo. Jundiaí tem grande potencial para esportes aquáticos, só posso agradecer pela experiência”, disse o campeão da FUNRace, Fernando Gonçalves de 28 anos.
O segundo lugar da mesma modalidade provou o quão democrático é o SUP. Talita Silva, que pratica o esporte há dois anos, ficou satisfeita com os seus resultados no circuito. “Estou muito feliz. É a primeira vez que venho para Jundiaí, sou de São Bernardo do Campo e chegar no segundo lugar geral na frente de homens mais fortes e mais experientes que eu só mostra que vale a pena o esforço e que todos podem praticar stand up”, explicou.
No profissional (pranchas até 12.6) o percurso foi de oito quilômetros. A prova exigiu mais dos atletas, mas nem isso tirou o ânimo dos que estavam na água e da torcida na beira da represa.
O instrutor e organizador do evento, Alex Araújo, disputou a PróRace e ficou em primeiro lugar. “Quando cheguei em Jundiaí já desejava utilizar o centro náutico para aulas de SUP e eventos da modalidade. Graças ao trabalho duro com parcerias e apoio da Prefeitura hoje temos condições de fazer uma festa com essa aqui. Já fui em Campeonato Brasileiro com 40 pessoas competindo e hoje ultrapassamos essa quantidade. Isso deve ser celebrado”, disse.
O evento tem como patrocinadores a Sheep Suplementos, Ilha Sucos e Frutas, Progresso Fitness, New Millen Suplementos, Zero Tech e apoio da Associação de Stand Up Paddle Jundiaí.
A lista completa dos colocados será divulgada na segunda-feira (14).