da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Coordenadores e diretores da Secretaria de Saúde se reuniram nesta quarta-feira (2) para discutir novas estratégias de ação para prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O objetivo é intensificar o trabalho de todo o ano do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, além da integração com toda a rede municipal de saúde.
Com a proximidade das férias e das festas de fim de ano, época em que as pessoas circulam mais intensamente por diversas localidades do País, uma das principais preocupações é a antecipação do período crítico de notificação de casos de dengue, além do surgimento das novas doenças – chikungunya e zika -, até agora sem registros na cidade.
Um dos principais pontos discutidos durante a reunião foi o acolhimento dos pacientes com suspeita de alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “A proposta é consolidar a integração da Vigilância em Saúde com a rede básica para definirmos protocolos de acolhimento adequado e de encaminhamento dos casos suspeitos de dengue para o próximo verão”, destacou o gerente do Centro de Zoonoses, Carlos Ozahata.
Segundo ele, a maioria dos casos registrados teve sintomas leves, por isso a ideia é que todos os pacientes com suspeita da doença sejam atendidos inicialmente nas unidades básicas de saúde (UBS). Com isso, ospronto-atendimentos e os hospitais atenderiam os casos de média e alta complexidades. “O objetivo é resolver pelo menos 70% das situações na atenção básica. A grande vantagem é a garantia de atendimento no território do paciente.”
Também foram discutidos fluxos, protocolos, fichas de notificação e estabelecido um canal de comunicação intrasetorial para facilitar o acesso aos informes e informações atualizados sobre o assunto. “Também vamos fazer uma capacitação de todos os profissionais da saúde para o zika vírus e o chikungunya”, complementou Ozahata.
Algumas dicas para eliminar criadouros:
– Guarde pneus em locais secos e cobertos ou entregue-os ao serviço de limpeza urbana;
– Mantenha o lixo tampado e embale bem no lixo todo objeto que possa acumular água;
– Guarde garrafas vazias sempre de boca para baixo;
– Tampe as caixas d’água;
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis;
– Tampe os ralos;
– Limpe os terrenos;
– Não use pratos nos vasos de planta;
– Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;
– Mantenha as calhas sempre limpas e desobstruídas;
Principais sintomas da dengue:
– Febre alta;
– Dor de cabeça;
– Dor no fundo dos olhos;
– Falta de apetite;
– Dores nas articulações;
– Fraqueza;
– Manchas pelo corpo.